Economia Titulo
Cresce emprego voltado a executivos
Humberto Domiciano de Paula
Especial para o Diário
24/02/2007 | 17:29
Compartilhar notícia


O processo de fusões e aquisições entre empresas e a projeção de novos investimentos aceleraram o mercado de empregos para executivos no Brasil. A constatação é da consultoria Manager, que apurou em janeiro um crescimento de 64,21% no número de profissionais contratados com esse perfil. Foram 1.433 vagas em dezembro contra 2.354 em janeiro.

Para o presidente da Manager Hélio Terra essa expansão também está associada ao 'descongelamento' dos projetos de expansão desejados pelas empresas. “Após termos um ano complicado, principalmente para executivos, as companhias estão mais otimistas e começando a tirar da gaveta os projetos de expansão”, diz.

Terra acredita que 2007 trará números mais expressivos para a contratação de executivos. “Existe uma perspectiva de maior investimento por parte do governo, via PAC. Outros setores começam a aparecer, como a construção civil, que tem crescido e a indústria automobilística também”, afirma. Para ele, pode haver um aumento de 15% no número de vagas para esses profissionais até dezembro.

Em janeiro, o setor que mais absorveu executivos foi o comércio, com 582 vagas, seguido pela indústria com 527. Já a área de recursos humanos registrou crescimento de 90,91% em relação a dezembro de 2006.

As áreas que tiveram mais profissionais absorvidos pelo mercado foram: Engenharia (27,12%), Administração (21,18%), Tecnologia da Informação (14,18%), Ciências Contábeis (11,03%) e Economia (7,77%).

A pesquisa revela ainda que as empresas exigem cada vez mais um segundo idioma para os executivos. O inglês foi a língua mais requisitada em 87,21%, dos casos, seguida pelo espanhol (9,73%) e japonês (1,1%).

Em relação ao perfil das empresas, as de capital nacional criaram 68% dos postos de trabalho para executivos em janeiro, ante 31% das de capital externo. Outro ponto levantado pela pesquisa foi o índice de 97,32% das empresas que não se importam com a idade de seus executivos.

Crescimento - Até dezembro são esperadas 111 mil novos empregos executivos no país. De acordo com pesquisa feita pela revista Você S/A, o setor privado contratará 66.557 profissionais, enquanto o setor público absorverá 44.499 profissionais. Uma grande rede supermercadista já anunciou planos para contratar 8 mil funcionários, enquanto a Atento, que inaugurou recentemente um novo call-center, busca 10 mil.

No setor público, vagas com perfil executivo estarão acessíveis através de concursos. São 28,7 mil no Executivo, 15 mil no Judiciário e 799 no Legislativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;