Esportes Titulo
Nilton Rossoni vence em Cleveland
Por Do Diário do Grande ABC
27/06/1999 | 14:57
Compartilhar notícia


O piloto Nilton Rossoni (Fox Petróleo/Matte Leao/Nutrilatina), 18 anos, venceu neste domingo, em Cleveland, Estados Unidos, a 5ª etapa da Barber Dodge Pro Series, principal categoria de acesso à Indy Lights, e assumiu a liderança do campeonato com 61 pontos. Esta foi a terceira vitória do piloto de Curitiba na Barber Dodge. As outras duas foram conquistadas no ano passado, temporada em que disputou oito das 12 provas programadas.

Rossoni largou na 4ª colocaçao e na metade da prova já era o líder. Muito embora todos os pilotos, por determinaçao da direçao da Barber Dodge, tenham largado com pneus slick, a pista estava úmida no início da corrida porque havia chovido forte durante o warm up.

Por esse motivo, o piloto paranaense optou por um acerto intermediário entre o seco e o molhado. Com o desenvolvimento da prova, porém, a pista foi secando e o carro começou a grudar muito no chao, em funçao do maior grip. Tal condiçao resultou em menor velocidade nas retas e nas curvas de alta velocidade, o que representou um sério problema, uma vez que a pista no Burke Lakefront Airport é de alta velocidade.

Com essa perda de rendimento, Rossoni foi muito atacado pelo suíço Iradj Alexander, que largou com um acerto para seco e dispunha de melhor desempenho na fase final da prova. Todas as tentativas de Alexander, porém, foram travadas por Rossoni e coube a ele se contentar com o 2º posto.

"Foi uma corrida muito dura. Larguei com um carro muito bom e ele foi piorando com a pista secando. Endureci todas as barras e tentei andar o mais rápido possível. O Iradj tentou me passar de todas as formas, mas eu consegui segurá-lo. Foi muito bom", festeja o novo líder do campeonato.

O goiano Vanderlan Júnior fechou a prova em 15º. Já o paulista Rodrigo Bernardes e o paranaense Alexandre Sperafico nao completaram a prova. A sesta etapa do campeonato será disputada em Elkhart Lake, no estado de Wisconsin, no próximo dia 11 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;