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Diesel amplia famílias de picapes
Por Anderson Amaral
Enviado a Curitiba
24/03/1999 | 18:39
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A família da picape Dakota, fabricada no país pela Chrysler, ganhou na semana passada sua primeira versao a diesel do mundo. A nova Dakota, que chegará às concessionárias nos próximos dias, traz motor Detroit 2.5 com quatro cilindros em linha. No dia 9 de abril, será a vez da Ford lançar a segunda versao a diesel da F-250, cujo propulsor fabricado pela MWM, com seis cilindros e 4,2 litros, desenvolverá 205 cv de potência, superando portanto os 141 cv da atual motorizaçao Cummins de quatro cilindros.

Esses fatos mostram claramente que o segmento de picapes atrai boa parte das apostas das montadoras que, neste momento, buscam artifícios para resitir à crise que assola o setor no país. Ainda que a produçao no segmento de picapes tenha despencado de pouco mais de 168 mil unidades, em 1997, para cerca de 150 mil unidades, em 1998, segundo dados fornecidos pela Chrysler, com os novos lançamentos, as montadoras correm atrás de um filao que cresce ano após ano: o de picapes equipadas com motor diesel. O fenômeno encontra explicaçao no consumidor que, diferentemente do que ocorria antes, passou a observar a motorizaçao com bons olhos, graças à robustez e durabilidade que caracterizam esse tipo de veículo.

Atualmente, cerca de 43% das picapes comercializadas no país sao movidas a diesel. A Chrysler espera, com a Dakota Diesel, alavancar as vendas da marca no Brasil, uma vez que a sua participaçao no segmento de picapes compactas ainda é discreta. Foram vendidas 2.264 unidades da picape em 1998, o que a colocou na quarta posiçao, com 5% no mercado, atrás das adversárias Toyota Hilux (15%), Ford Ranger (27%) e GM S10 (46%). Para 1999, a Chrysler espera superar a Hilux, assumindo a terceira posiçao. Os números nos primeiros meses de 99 sao favoráveis: a montadora já vendeu 512 unidades, o que representa uma participaçao de 12,7% no mercado.

Como a picape está sendo produzida somente no Brasil, a Chrysler também espera iniciar as exportaçoes do modelo em breve. "As modificaçoes no projeto da picape reforçaram as características de robustez e durabilidade da Dakota sem que houvesse comprometimento no conforto", explica Antônio Carlos Megale, gerente de planejamento de produto Dodge.

As armas da Dakota para acirrar a briga entre as picapes sao o diferencial de deslizamento limitado, que distribui o torque para as rodas traseiras de acordo com as imperfeiçoes do solo, e o motor, que supera em 20 cv a potência da picape líder no segmento, a S10 2.5 Turbodiesel. O preço, no entanto, pode assustar. O motor diesel equipa apenas as versoes Sport, top de linha da Dakota. Assim, a versao com cabine simples custa R$ 36,9 mil; a com cabine estendida, por sua vez, deve ser comercializada por R$ 39.640. Nao há itens opcionais disponíveis em nenhuma das versoes.

O jornalista viajou a convite da Chrysler




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