Internacional Titulo
Primeiros refugiados partem para a Turquia e Noruega
Do Diário do Grande ABC
06/04/1999 | 08:33
Compartilhar notícia


A Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (Otan) incrementou sua ofensiva contra a Iugoslávia segunda à noite, aproveitando as boas condiçoes meteorológicas, enquanto os primeiros grupos de kosovares partiam da Macedônia para Turquia e Noruega.

Numerosas cidades sérvias foram bombardeadas. Cinco pessoas morreram e vinte foram feridas em Aleksinac (ao sul de Belgrado). Diversos objetivos foram atacados, incluindo várias estaçoes repetidoras de rádio e televisao, segundo fontes sérvias. Os canais da televisao sérvia RTS já nao sao captados em várias regioes da Sérvia por causa dessa ofensiva.

A Otan nao conseguiu confirmar o número de mortos. ``Nao temos ninguém em terra para verificar essa informaçao e estamos fazendo todo o possível para limitar as vítimas civis', declarou um representante da Aliança Atlântica, minimizando os danos civis causados desde que começaram os ataques, no dia 24 de março.

Segundo fontes sérvias, dois aparelhos aliados foram derrubados. A Otaqn desmentiu essa informaçao, acrescentando que os bombardeios foram ``realmente intensos'.

Em Aleksinac, uma cidade de cerca de 25 mil habitantes, conhecida por suas minas de carvao, a televisao sérvia RTS informou que uns 10 edifícios, entre os quais o centro de emergências e um dispensário, foram destruídos, e difundiu imagens mostrando casas e prédios totalmente destruídos.

Outra ponte sobre o krio Danúbio foi destruída em Sombor, uma cidade situada a 200 km de Belgrado, sempre segundo fontes sérvias.

Em Kosovo, um depósito de combustível e um setor da pista do aeroporto Slatina, perto de Pristina, sofreram danos, segundo a agência oficial Tanjug.

No Norte da Sérvia, uma ponte ferroviária sobre o Danúbio, que liga a província de Voivodina com a Croácia, também foi destruída. Segundo a emissora de televisao Politika (favorável ao Governo), o aeroporto de Nis, a segunda cidade da Sérvia, também foi bombardeado.

A Otan, que continua se mostrando muito discreta sobre seus objetivos e os danos causados, limitou-se a informar esta terça-feira que havia atacado ``repetidoras de transmissoes radiofônicas militares' e que era possível que instalaçoes civis, vinculadas a essas repetidoras militare houvessem sofrido as conseqüências dos ataques.

A Otan nao ampliou seus alvos, afirmou um representante da Aliança Atlântica, depois que China e Rússia a acusaram de ter atacado objetivos civis e de ter provocado o fluxo de refugiados de Kosovo para os países vizinhos.

Segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), cerca de 226 mil refugiados se encontram na Albânia, 120 mil na Macedônia, 36 mil em Montenegro e 5 mil na Turquia, quase 390 mil pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;