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Qual óleo devo usar?

Lubrificante fora da especificação recomendada pode causar danos ao motor do veículo

Por Daniel Macário
Especial para o Diário
20/02/2015 | 07:00
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André Henriques/DGABC


 A escolha do óleo lubrificante para o motor de carro é um dos assuntos automotivos mais carregados de mitos. Quem nunca chegou no momento da troca e se deparou com um frentista tentando te convencer que determinado tipo é melhor do que aquele que você pediu?

Mas saiba que até é possível trocar a marca, mas nunca a especificação! E tal informação é encontrada no manual do proprietário – cada automóvel possui uma especificação adequada, devido a determinadas condições.

Quando o motor é criado, um dos parâmetros de projeto é a folga entre as peças móveis, que deverá ser preenchida pelo óleo lubrificante. Motores com folgas menores exigem óleos menos viscosos (mais finos) para preencher esses espaços. Já para motores com folgas maiores, um óleo mais viscoso – ou grosso.

Tais produtos seguem uma classificação recomendada pela SAE (sigla em inglês de Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos). Este dado se refere apenas à viscosidade do óleo (resistência do fluido para se movimentar em determinada temperatura), obtida em testes realizados com temperaturas específicas.

Além das orientações do SAE, o óleo segue outra classificação, a API, sigla em inglês de Instituto Americano de Petróleo, que indica a qualidade e o nível de desenvolvimento do lubrificante.

De acordo com o coordenador técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Gerson Burin, a troca de óleo por um produto errado pode acarretar em “problemas de desgastes acentuados em razão das viscosidades incompatíveis, como também a incompatibilidade de componentes químicos (mistura de óleo sintético com mineral por exemplo).”

Os problemas podem acarretar desde a queda da pressão na linha de óleo até mesmo desgastes acentuados nos eixos de virabrequim, comando de válvulas, tuchos, cilindros, podendo até mesmo travar completamente o motor.

Por isso, o especialista avisa. “O óleo lubrificante deve ser trocado dentro dos prazos para evitar a perda de propriedades e excesso de contaminação ocasionada pela queima do combustível.”




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