Cultura & Lazer Titulo
Documentário na linha ‘esta é sua vida’
Por Carla Navarrete
Do Diário OnLine
09/11/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


DivulgaçãoOitenta e três mulheres no Rio de Janeiro respondem a um anúncio de jornal e aceitam contar sua história de vida num estúdio. O resultado disso é o documentário Jogo de Cena, décimo longa-metragem de Eduardo Coutinho, que estréia hoje em São Paulo.

Das 83 mulheres, 23 foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha, em junho de 2006. Três meses depois, as atrizes Marília Pêra, Fernanda Torres e Andréa Beltrão interpretaram, a seu modo, algumas das histórias contadas pelas personagens escolhidas.

A partir apenas dos relatos sobre a vida dessas mulheres, o documentário consegue atingir, com simplicidade, uma intensidade extrema e sincera. São histórias sobre gravidez não desejada, violência e relacionamentos, entre outras.

Coutinho coloca o espectador para dentro da filmagem e este, sem perceber, se identifica e se emociona com os relatos. Ao intercalar as mulheres e suas realidades com as atrizes interpretando, o documentário dá ainda mais profundidade às histórias delas.

E é possível constatar que a sinceridade das narrações das mulheres escolhidas teve o mesmo impacto sobre as atrizes. Andréa Beltrão chora ao interpretar uma das personagens, ao contrário da moça de verdade que, sem uma lágrima, mostra que a vida real pode emocionar mais que a ficção.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;