Economia Titulo
Venda de material apresenta alta
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
05/11/2008 | 07:36
Compartilhar notícia


A indústria de materiais de construção, por enquanto, só têm o que comemorar. O faturamento total acumulado das vendas no mercado interno, entre janeiro a setembro, apresentou crescimento de 34,84% em relação ao mesmo período de 2007. Nos últimos 12 meses a alta foi de 32,10%. Quando comparado a agosto deste ano, o faturamento de setembro também apresentou crescimento: 4,35%.

"Mesmo que a crise não tenha se refletido no mês de setembro, o desempenho do setor deve continuar bom, afinal as obras que foram iniciadas desde, principalmente, 2007 e ao longo deste ano não podem parar", conta Melvyn Fox, presidente da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).

Mesmos para os índices dos próximos meses a expectativa é de que o segmento continue a apresentar alta. "Não há como a crise interferir no desempenho das vendas dos materiais de construção a curto prazo.

Além disso, o governo já adotou medidas, como por exemplo, a disponibilidade de crédito para as construtoras, que permite que o setor de construção civil não tenha resultados ruins", explica Fox.

Portanto, o desempenho apontado em setembro reflete o conjunto de efeitos de um crescimento significativo do volume de vendas dos materiais de construção no período, somado às influências da inflação interna e de variações de preços de commodities no mercado internacional.

Em função dos resultados atingidos até o 3º trimestre do ano, as previsões para o fechamento de 2008 foram revisadas para cima, apontando para uma expectativa de crescimento total de faturamento no mercado interno de 23% em relação a 2007.

Segundo o índice, o resultado positivo de vendas foi fortemente influenciado pelo elevado crescimento do faturamento das vendas dos materiais de base.

EXPORTAÇÕES - Segundo o índice da Abramat, o faturamento total das exportações apresentou, neste em setembro, um crescimento de 8,90% em relação ao atingido em agosto deste ano. Durante os nove primeiros meses do ano o faturamento acumulado das exportações apresentou queda de 7,28% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, houve queda de 18,29%.

CONTRATAÇÕES - Em setembro, o número de funcionários empregados nas indústrias de materiais de construção apresentou crescimento de 1,11 % em relação ao mês anterior deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;