Esportes Titulo
Falcão põe São Paulo no centro do futsal
Por Henrique Munhos
Especial para o Diário
15/03/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


 O Campeonato Paulista de Futsal começa hoje. Depois de muitos anos, São Paulo rouba da região Sul do País - principalmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina - a condição de centro da modalidade. Tudo por conta da contratação de Falcão pelo Santos. Além do grande time formado pelo Peixe, o São Caetano/Corinthians/Unip também é o favorito na briga pelo título.

O Estado de São Paulo tem seis equipes que, além do Estadual, disputarão a Liga Futsal. Estão neste grupo o Suzano/Urupes, Intelli/Orlândia, São José e o São Paulo/Marília, além de Santos e Corinthians. No Paulistão, a região é representada pelo Timão (que tem parceria com São Caetano), Mesc/São Bernardo e Primeiro de Maio/Santo André. O último disputará a Série A-2.

O São Caetano foi vice-campeão paulista em 2010. A equipe manteve grande parte do elenco da temporada passada, quando, além do CF51quase título/CF estadual, faturou o Metropolitano e a Taça Brasil, e foi terceiro na Liga Futsal. "Tivemos um 2010 vitorioso, e os números provam isso. Porém, conseguimos preencher as poucas carências que tínhamos com algumas contratações", afirmou o supervisor do clube, Laércio Graça.

Ele refere-se às chegadas do fixo Fabinho e dos alas Fufi, Luizinho e Fineo. Como baixa, apenas o ala Cabreúva, que foi para o Kuwait. Jogadores como os fixos Ferrugem e Bocão, o ala Portuga e o pivô Keké foram dispensados. Quem segue no comando do time é o técnico PC de Oliveira, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2007. O grande astro do time é o pivô Simi, ex-Seleção Brasileira, e que em 2010 fez 32 gols em 32 partidas pela Liga.

A parceira de São Caetano com o Corinthians teve início em 2009. Nesta temporada, todos os jogos serão no Parque São jorge. Mesmo assim, na opinião do supervisor, a cidade teve ganhos com a junção. "Ver o símbolo do São Caetano aliado ao Corinthians gera visibilidade muito grande. Além disso, sempre correspondemos quando representamos a cidade nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior", aponta Graça.

Sem temer a concorrência, o dirigente aprova a chegada de um rival de peso como o Santos. "A vinda do Falcão irá atrair muita visibilidade para o nosso campeonato. Além disso, o nível da competição estará mais alto. Todos os olhos estarão no mercado de São Paulo."

As 16 equipes participantes do Campeonato Paulista jogam umas contra as outras em turno único. As 12 melhores se classificam para a segunda fase, quando serão divididas em quatro chaves com três times em cada.

Após esse período, os oito melhores garantem vaga nas quartas de final. A estreia do São Caetano será no dia 25, contra Pindamonhangaba. Hoje, às 20h, contra o Florianópolis, em Santa Catarina.

 

São Bernardo investe para crescer

 

O São Bernardo iniciou os trabalhos na Primeira Divisão do Campeonato Paulista em 2010, quando ficou no modesto 14º lugar. Agora, com a contratação de seis reforços, o time busca uma melhor colocação. "Queremos terminar entre os oito primeiros, que já seria um grande avanço. Quem sabe até entre os seis, já que montamos um time muito forte", aponta o técnico João Batista, que jura não ter se decepcionado com o desempenho no ano anterior.

"Foi nosso primeiro ano na Primeira Divisão do Paulista. Além disso, fomos campeões dos Jogos Abertos (Segunda Divisão) e vice dos Regionais, que eram o grande objetivo da cidade", enumera o treinador, que terá o primeiro desafio pelo Estadual no sábado, contra o São Paulo/Marília, fora de casa.

O time de São Bernardo é uma parceria entre o Clube Mesc, a Liga de Futsal da cidade e a Prefeitura. Os treinos e jogos deverão ocorrer no Ginásio Poliesportivo.

O goleiro Eric e os alas Gleison e Portuga foram contratados do São Caetano/Corinthians. O fixo Rodolfo chegou da Wimpro/Guarulhos, enquanto o ala Paulinho veio de Garça. "Vimos que tínhamos necessidade de mudar algumas coisas para melhorar o elenco, e foi nisso que atuamos" afirma o treinador.

A grande estrela do time deve ser o ala Dengue, que já atuou por cinco anos no Corinthians, além de defender a camisa do Palmeiras e do São Caetano. "Tinha outras propostas, mas optei por vir a São Bernardo por conta do projeto que me ofereceram. Acredito que vamos dar muito trabalho nesse Paulistão", declarou o jogador.

 

Santo André desbrava a misteriosa Série A-2

O Primeiro de Maio/Santo André estreia no futsal profissional em 2011. A escolha pela Série A-2 se deve por conta dos altos custos da Primeira Divisão, segundo o coordenador de futsal do clube, Rafael Massao.

De acordo com o dirigente, a Prefeitura de Santo André arca com as taxas necessárias para a disputa da competição, enquanto o Primeiro de Maio é responsável pelo restante dos custos, como uniformes, bolas e salário dos atletas.

No ano passado, a cidade tinha parceria com AABB. "A Prefeitura queria ter acesso mais fácil ao clube. Com a AABB, tudo era mais complicado, já que a sede estava localizada em São Paulo", conta Massao.

A meta da equipe é chegar às finais da competição. A grande incerteza é a condição dos principais adversários. "Não sabemos como vem a maioria dos clubes para este torneio. Na A-1, todo mundo sabe quem é quem. Já na A-2, o início é complicado", aponta.

Valmir Pantigas é o técnico e a estreia será dia 25, contra o Sorocaba.

 

Santos estreia com vitória de virada sobre o Joinville

O Santos, do craque Falcão, abriu a Liga Futsal 2011 com vitória sobre o Krona/Joinville, em Santa Catarina, por 3 a 2. A competição terá prosseguimento hoje, com mais nove partidas, e o destaque será a estreia do São Caetano/Corinthians, ás 20h, contra o Florianópolis, no Sul do País.

No jogo de ontem à noite, Chico e Serginho marcaram os gols da equipe catarinense. O Santos conquistou a virada na segunda etapa. Pixote, Ricardinho e Neto marcaram os gols.

"É Complicado tomar os gols que sofremos no fim do primeiro tempo. O jogo foi muito disputado. Melhoramos no segundo tempo e conquistamos um resultado importante", revelou o goleiro santista Djony.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;