Política Titulo
Imprensa equatoriana destaca proposta de Lula sobre Venezuela
Da Agência Brasil
15/01/2003 | 12:05
Compartilhar notícia


A iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reunir um grupo de presidentes de países sul-americanos e o secretário geral da Organização do Estados Americanos, César Gaviria, para discutir uma proposta que ponha fim à crise na Venezuela, é destaque nas páginas dos jornais equatorianos desta quarta-feira.

No diário "El Comércio", a reunião proposta por Lula é considerada a reativação da liderança brasileira na América do Sul. "Para Lula, o lançamento do plano anti-crise na Venezuela é, antes de tudo, um sinal concreto de que a política exterior brasileira mudou de verdade. Trata-se de uma ação destinada a iniciar um processo de liderança regional e, simultaneamente, uma estratégia em defesa própria: se a crise se aprofundasse na Venezuela, o valor do petrópleo aumentaria e produziria um aumento de preços no Brasil - ainda dependente do petróleo estrangeiro - justamente quando o novo governo brasileiro luta para conter a inflação".

A reunião de Lula com os presidentes da Colômbia, Alvaro Uribe,do Chile, Ricardo Lagos,do Peru, Alejandro Toledo, da Bolívia, Gonzalo Sanchez de Lozada, e do Equador, Lúcio Gutierrez, e com o representante da OEA, Cesar Gaviria, está marcada para as 15h (18h horário de Brasília ) no Hotel Swissôtel. A chegada de Lula ao Equador está prevista para 12h20, horário de Brasília.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;