Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Comprovado: Vênus tem o dia mais longo do Sistema Solar
Bianca Bellucci
Do 33Giga
04/05/2021 | 10:18
Compartilhar notícia


Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) descobriu novas informações sobre Vênus. O maior destaque, porém, é a comprovação de que o planeta tem o dia mais longo do Sistema Solar. Para realizar uma única rotação em seu eixo, o astro leva, em média, 243 dias terrestres. E mais: um dia leva mais tempo do que um ano em Vênus. A volta completa ao redor do sol é de 225 dias terrestres.

Leia mais:
Astronautas da SpaceX voltam à Terra; veja o pouso no oceano
Quantos anos você teria se morasse em outros planetas do Sistema Solar?
Cientistas apontam possibilidade de criar peixes na Lua

Para descobrir com precisão a duração do dia mais longo do Sistema Solar, os pesquisadores de UCLA direcionaram ondas de rádio para Vênus, a partir da Antena Goldstone, localizada no deserto de Mojave, na Califórnia (EUA). Esse movimento foi realizado 21 vezes entre 2006 e 2020. Em cada ocasião, os cientistas estudaram o eco do rádio. Isso é, como as ondas ricocheteavam em Vênus e voltavam para a Terra.

Além de descobrir a duração do dia mais longo do Sistema Solar, o estudo da UCLA revelou outras dados sobre o Vênus. A inclinação do planeta, por exemplo, é de precisamente 2,6392 graus. Já quando o assunto é diâmetro, o núcleo do astro tem cerca de 3.500 km. Em comparação, a Terra pende aproximadamente 23 graus para um lado e tem núcleo com diâmetro de 2.900 km.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.