Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Formação e tragédia

O Dia de Santa Cruz, 3 de maio, outrora dia santo de guarda, é a data maior de Rio Grande da Serra. O dia foi escolhido para celebrar o aniversário da emancipação político-administrativa da cidade

Por Ademir Medici
03/05/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


No Quinhentismo, o território que hoje forma Rio Grande da Serra tinha a denominação de Geribatiba ou Jurubatuba, expressões indígenas que significam “o palmar ou sítio dos jiribás”. Suas terras faziam parte da Vila de São Paulo de Piratininga e permaneceriam desabitadas até o século XIX.

A partir da fundação da Vila de Mogi das Cruzes, em meados do século XVIII, todo o território se transforma em ponto de passagem de tropeiros, condutores de sal, que percorrem o chamado Caminho de Zanzalá, na interligação Santos-Mogi das Cruzes.

Duas datas se tornarão marcantes, desde então: 13 de maio de 1722, dia em que o rei de Portugal ordena a vedação do caminho, com o propósito de impedir o acesso às minas de ouro de Cuiabá; e 13 de março de 1837, a data em que o governo autoriza a reabertura do caminho, depois de mais de 110 anos.

A expressão Rio Grande é do século XIX. Vem do rio que corta a cidade, o Rio Grande, que nasce em Paranapiacaba, é um dos formadores da Represa Billings e que até o Oitocentismo era chamado de Rio Jurubatuba.

O núcleo central do atual município de Rio Grande da Serra nasceria com a passagem da estrada de ferro. O projeto da ‘São Paulo Railway’ indicava que ali deveria ser criada uma estação intermediária, o que de fato aconteceu, dando-se a sua abertura na data de inauguração da ferrovia, 16 de fevereiro de 1867.

A TRAGÉDIA
Em 1901, os jornais paulistanos abrem espaço a um drama ocorrido na então chamada Estação Rio Grande. A região não possuía jornais, mas tinha correspondentes dos jornais de São Paulo. O correspondente do Estadão na Estação Rio Grande enviava o seguinte telegrama à redação em São Paulo:

Na noite de 22 de abril, pelas 9h, Anna Justina da Conceição passava sobre a já célebre ponte do Rio Grande, e aconteceu falsear-lhe um pé e foi cair na água.
Anna, que era acompanhada de um menor, gritou a este que lhe acudisse.
Inútil, pelo estado em que se achava o rio, que parecia querer devorar a todos que se lhe aproximassem.
O cadáver de Anna foi encontrado no dia 25 (de abril de 1901).

Nota da Memória – O noticiário da época informa e lastima o estado das pontes e caminhos do Rio Grande. Não havia ligação eficiente com os vizinhos povoados: Campo Grande e Paranapiacaba, de um lado; Ribeirão Pires de outro.
Caudaloso, o Rio Grande seria represado na segunda metade dos anos 20, quando da formação da Represa Billings.
Em 1901, de se imaginar que a Festa de Santa Cruz, marcada os dias 4 e 5 de maio, não teve o brilho de anos anteriores.

Diário há meio século...
Domingo, 2 de maio de 1971 – ano 13, edição 1525
Rádio Diário – Da programação daquele domingo pela ZYE-225, 1.530 KHz:
7h – Domingo na Praça (música de bandas)
8h – Grande Parada (as 30 mais vendidas)
10h – Projeto Minerva (cadeia nacional)
11h30 – Serafim Vicente (entrevistas e informações)
12h – Almoço com Música (músicas orquestradas)
13h – Grandes Mestres da Música (clássicas)
14h – Tarde Esportiva (Santo André x Vasco da Gama)
18h – Crepúsculo Musical (músicas orquestradas)
19h – Ritmo Quente Para Dançar
22h – As 15 Mais
23h – Domingo Fim de Noite (orquestradas)
24h – Músicas Latino-Americanas (seleção)


Em 3 de maio de ...
1901 – Sete praças da brigada policial de São Paulo, comandados por um sargento, vêm à região. Vão garantir a penhora requerida pelo Dr. Flaquer contra a Câmara Municipal de São Bernardo.
As repartições públicas amanhecem embandeiradas no dia consagrado ao descobrimento do Brasil.
1926 – Lincoln dos Santos Grillo nasce em Uberlândia (Minas Gerais). Foi vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Santo André (1977 a 1983).
1956 – Amistoso de futebol no Pacaembu: Palmeiras 1, EC Recife 4. Elzo Lazzuri, de São Bernardo, entrou em campo no segundo tempo no lugar do ponta-esquerda Colombo, do Palmeiras.
1961 – Criada a Paróquia Santa Cruz, em Santo André.
Fundada, em São Caetano, a Associação Cultural Recreativa Luiz Gama

Hoje
Dia do Sertanejo n Dia do Sol
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: data criada em 20 de dezembro de 1993 pela Asssembleia Geral das Nações Unidas.

Santos do dia
Dia da Invenção da Santa Cruz, hoje unificado com a festa de exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro.

FILIPE E TIAGO MENOR. Discípulos de Jesus Cristo, tendo pertencido ao grupo dos 12 Apóstolos que conviveram com o Mestre e foram os responsáveis pela disseminação de sua palavra e pela construção da Igreja Católica

Municípios brasileiros
No Grande ABC, hoje é o aniversário de Rio Grande da Serra.
No Estado de São Paulo, aniversariam Areiópolis, Bebedouro, Brotas, Catiguá, Cesário Lange, Iracemápolis, Pinhalzinho, Poloni, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santópolis do Aguapeí, São Francisco e Valentim Gentil.
Nos demais Estados: Barra do Corda (Maranhão); Boa Esperança (Espírito Santo); Braganey, Imbituva e Santa Terezinha de Itaipu (Paraná); Capão do Leão, Fortaleza dos Valos, São Nicolau e Três de Maio (Rio Grande do Sul); Croatá (Ceará); Eugenópolis (Minas Gerais); Miracema (Rio de Janeiro); e Reserva do Cabaçal e Ribeirão Cascalheira (Mato Grosso).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.