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Chery investe em energia limpa com Arrizo 5e
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
04/10/2019 | 08:29
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Divulgação


Nada de gasolina ou etanol. Chega ao mercado o Arrizo 5e, primeiro sedan com motorização 100% elétrica disponibilizado no País. E quem apresenta o lançamento é a Caoa Chery.

O veículo, que pode ser adquirido por R$ 159,9 mil, conta com baterias de íons de lítio com capacidade de carga de 53,5 kWh. Por conta disso, sua autonomia chega a 322 quilômetros (conforme norma Inmetro (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), auxiliada também por um sistema de regeneração de energia (ERE – Energy Recovery) que trabalha com sete diferentes níveis, sendo quatro padrões e três adicionais.

Para carregar as baterias é de uma hora em sistema de carga rápida, ou seja, nos eletropostos. No sistema Wall Box leva cerca de oito horas. Já com cabo emergencial em tomada de três pinos são 20 horas, em média.

A velocidade máxima do Arrizo 5e é de 152 km/h e sua potência, de 90 kW, o que equivale a 122 cv. Já o torque é de 276 Nm, ou 28,1 kgfm. Além disso, o automóvel conta com linhas elegantes, design robusto e porta-malas de 430 litros. Uma exclusividade, em relação ao modelo de combustão interna, é a paleta de cores, que conta com azul metálico, além de branco e preto sólidas.

Entre os equipamentos de série o Arrizo 5e conta com lanternas traseiras com LED, luz de neblina traseira, bancos e volante revestidos em couro ecológico e direção elétrica, entre outros.

Quem adquirir o modelo contará com oito anos de garantia para o sistema de propulsão elétrico e três anos para o veículo completo. Até dezembro o veículo poderá ser comprado exclusivamente por clientes pessoa jurídica, como frotistas e locadoras. A comercialização para pessoas físicas terá início a partir de janeiro em concessionárias selecionadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

Presente e futuro do carro elétrico foram debatidos em SP


A Capital paulista recebeu o Veículo Elétrico Latino-Americano, evento que reuniu montadoras e demais integrantes da cadeia de produção de carros e motos movidos a energia limpa. Durante os três dias de evento, as empresas mostraram seus produtos. Executivos, pesquisadores e usuários expuseram suas experiências e projetaram o futuro da mobilidade carregada na tomada.

Em seu estande, a japonesa Toyota exibiu o recém-lançado Corolla com motorização híbrida, sendo um propulsor a combustão e dois elétricos.
A Renault, que participou pelo quinto ano do salão, levou o Zoe, que já é vendido no Brasil e tem autonomia de 300 quilômetros; o utilitário Kangoo, com autonomia de 200 quilômetros; e o Twizzy, que estará à venda no Brasil em seis meses. “Para a Renault, o carro elétrico não é o futuro. É o presente e estamos apostando todas as nossas fichas. A expectativa é que este evento cresça e, para o próximo ano, o foco seja ainda maior em mobilidade”, avalia Silvia Barcik, diretora de mobilidade sustentável da marca francesa.

A chinesas JAC Motors, que no último mês apresentou cinco modelos elétricos, e a Chery também marcaram presença.

Marcelo Dejon, integrante da Abravei (Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores) e Clemente Gauer, engenheiro de sistema na Apple, compartilharam um pouco do dia a dia a bordo de um veículo elétrico.

Com o seu Chevrolet Bolt, Dejon diz que se locomove com conforto para o trabalho, faculdade e lazer. Seu hatch tem autonomia de 400 quilômetros. “Sou fã do meu carro, principalmente, pela questão da sustentabilidade. Rodando com ele, contribuímos com mais de sete toneladas de poluentes a menos emitidos na atmosfera”, explicou o proprietário.
 




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