Cultura & Lazer Titulo Intercâmbio cultural
Mauá recebe danças e
músicas da Guiné-Bissau

Na segunda passagem pelo País, grupo
Netos de Bandim busca troca de experiências

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
05/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Evandro Oliveira/Divulgação


Em um intercâmbio cultural, o grupo Netos de Bandim, originário da Guiné-Bissau, faz uma visita a Mauá na segunda passagem dos artistas africanos pelo Brasil. Hoje, a música e a dança, típicas daquele país, dominam o Teatro Municipal da cidade, em apresentação gratuita.

Além de marcar as comemorações pelo 40º aniversário da independência da Guiné, a atração também tem como objetivo difundir a história e cultura afro pelo mundo. “Viemos para trocar experiências. O brasileiro é muito curioso quanto ao nosso modo de vida. Querem saber como nos vestimos, como estudamos”, disse Izária Mário Sa,

coreógrafa do Netos de Bandim.

O grupo foi fundado em 2000 e conta com 120 pessoas – cinco integrantes vieram a Mauá – , que vão dos 4 aos 50 anos de idade. Entre as propostas da iniciativa também estão a promoção dos direitos da criança e o incentivo à expressão por meio de dança, música, teatro e poesia.

Nessa troca de experiências, o que mais impressionou Izária foi a demonstração de afeto entre os brasileiro. “Aqui, as pessoas se encontram pela manhã, falam bom dia e trocam um abraço. É uma atitude muito difícil de acontecer em Bissau. A gente não se abraça. Achei tudo isso muito diferente.”

Em relação à dança, segundo a coreógrafa, a capoeira se assemelha muito à fula, ritmo tradicional da etnia de mesmo nome, originária do Vale do Rio Nilo e que povoa as regiões do Leste do país africano. “Os movimentos são parecidos. Seria até fácil para o brasileiro aprender fula e para a gente aprender a capoeira.”

A visita do grupo termina amanhã, com um roteiro cultural e histórico no município, que inclui passeio pelo Museu Barão de Mauá e capela da Santa Casa de Misericórdia. “Vamos aproveitar e conhecer tudo que é diferente para levar as informações para o nosso país”, concluiu Izária.

Netos de Bandim. Dança. Hoje, às 10h, no Teatro Municipal de Mauá - Rua Gabriel Marques, 353. Tel.: 4555 4142. Gratuito




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;