Política Titulo Discompatibilização
Nove secretários cogitam concorrer aos Executivos

Postulantes a prefeito e vice têm até dia 6 para entregar cargos

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
27/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A eleição municipal de outubro deve provocar alterações em até nove cadeiras do primeiro escalão das Prefeituras do Grande ABC. O número representa 7,14% de um total de 126 secretários nas sete cidades. Três já deixaram os cargos para ingressar na disputa e seis ainda estão envolvidos em discussões de barganhas políticas para disputarem o pleito como candidatos a vice.

São Caetano é a cidade da região com o maior número de secretários com possibilidades de disputar a eleição majoritária. A coordenadora de Ação Social, Regina Maura Zetone (PTB), deixará o comando da Pasta até o dia 6 – prazo limite para a desincompatibilização de cargos públicos imposto pela legislação eleitoral. O secretário de Esportes e Turismo, Gilberto Costa (PTB), é cotado para ocupar a vice de Regina, pretensão nutrida também por Luiz Antonio Cicaroni (PP), chefe de Gabinete do prefeito José de Auricchio Júnior (PTB).

A secretária de Governo e atual vice-prefeita de Santo André, Dinah Zecker (PTB), que briga internamente com o prefeito Aidan Ravin (PTB) para repetir a chapa que os levou ao comando do Paço, vai entregar o cargo antes do dia 6 mesmo que não seja a indicada. Cleide Bochixio (PSDB) deixou a secretaria de Educação em abril e é uma das cotadas para compor a chapa petebista. Se a aspiração não for sacramentada, a tucana pleiteará vaga no Legislativo.

Mauá é a cidade que vive o quadro mais instável da região. Após o deputado estadual Donisete Braga ter arquitetado manobra em que tomou do prefeito Oswaldo Dias a condição de pré-candidato ao Executivo pelo PT, o secretário de Obras, Hélcio Silva (PT), desligou-se do cargo semana passada para confrontar o parlamentar. Além dele, o secretário de Saúde e vice-prefeito, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT), também deve se desligar do primeiro escalão para tentar a reeleição, em dobrada com Donisete.

Em Ribeirão Pires, a titular de Educação e Cultura, Rosi Ribeiro de Marco (PV), aguarda ser definida como vice da chapa governista, encabeçada por Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS). O prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), demitiu Gabriel Maranhão (PSDB) da Secretaria de Obras em abril para alçá-lo como seu sucessor.

Diadema e São Bernardo não têm secretários envolvidos em costuras para as eleições aos Executivos.

LEGISLATIVO - Dezenove secretários do Grande ABC já haviam deixado seus cargos até o início de abril para disputar as eleições como candidatos a vereador. Mauá foi o município que mais registrou perdas: cinco. Pediram exoneração Chico do Judô (PSB, Ouvidoria), João Carlos Alves (PT, Segurança Alimentar), José Luiz Cassimiro (PT, Governo), Paulo Suares (PT, Finanças) e Diniz Lopes (PR, Sama). O último, com o declínio de Oswaldo Dias, coloca-se, agora, como pré-candidato a prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;