Diarinho Titulo Rotina
Falta de tempo é a principal reclamação
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
27/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Escola,curso de idioma, dança, música, atividade esportiva e lição de casa. Ufa! Essa é a rotina de muita gente que nem chegou à fase adulta. É tanta responsabilidade e excesso de tarefas que falta tempo para algo fundamental: brincar.

Divertir-se não é perda de tempo. É importante direito na infância. Além de deixar o dia chato, não ter momento de lazer pode atrapalhar o desenvolvimento. Brincar melhora as habilidades físicas, ensina a se relacionar com os colegas, fazer amigos, respeitar as diferenças e regras, entre outras lições. Essa experiência nos prepara para o futuro.

Pedro Henrique Tostes Martins, 10 anos, e o amigo Rafael Borges, 10, de São Caetano, vivem na correria. Na opinião dos meninos, as crianças de hoje brincam menos do que as de antigamente. "Falta tempo e espaço, já que na rua é perigoso e no meu prédio não tem área de lazer", diz Pedro, que quando tem uma folguinha brinca sozinho. "Não tem como chamar um colega porque ele também tem várias coisas para fazer."

Segundo especialistas, compromissos demais podem estressar, irritar e até tornar os estudos desinteressantes. Pesquisa feita na Dinamarca - apresentada em 2011 - aponta que a falta de tempo e o excesso de tecnologias andam deixando as crianças com músculos mais fracos e problemas de Saúde, pois não se exercitam

Por isso, é importante reservar um período para se divertir. Converse com um adulto e tente montar um esquema com dias e horários de obrigações, descanso e brincadeiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;