Qual o carro ideal para um jovem casal que acabou de ter o primeiro filho e adora viajar aos finais de semana e feriados? A resposta, provavelmente, seja um modelo com bom espaço interno, conforto satisfatório, bom desempenho e que, de preferência, não custe muito. Pensando no perfil deste consumidor, o Diário resolveu testar a habilidade de dois carros que buscam agradar a família. São eles: Meriva Maxx 1.4 (R$ 47.790) e 207 SW XR S 1.4 (R$ 44.790).
E, pautado pelo equilíbrio, este comparativo terminou empatado. Enquanto o monovolume da Chevrolet oferece maior espaço interno, melhor posição ao dirigir e um porta-malas avantajado, a station wagon da Peugeot entrega melhor acabamento, design mais atual e um custo-benefício interessante. Nos demais itens analisados, como desempenho, equipamentos e conforto, os dois obtiveram resultados parecidos.
O primeiro quesito a ser avaliado foi o espaço. Mesmo três centímetros menor, o Meriva tem nove centímetros a mais de distância entre eixos, medida que transmite sensação de amplitude. Destaque também para o porta-malas com capacidade para 390 litros, contra 313 litros da SW. Porém, o Peugeot tem acabamento pouco superior ao do Chevrolet, que abusa dos plásticos.
Em seguida, colocamos à prova o desempenho. Ambos os motores já são conhecidos. O 1.4 bicombustível da Peugeot é o mesmo que equipa há anos o 206 e que desenvolve 80 cv (gasolina) / 82 cv (álcool) de potência a 5.250 rpm e torque de 12,8 mkgf a 3.250 rpm. Já o 1.4 Econo.Flex da Chevrolet é idêntico ao usado pela linha Corsa, Montana e Prisma. Este propulsor oferece 99 cv (g) / 105 cv (a) a 6.000 rpm e torque de 13,2 mkgf (g) / 13,4 mkgf (a) a 2.800 rpm.
E mesmo com um torque menor, o Peugeot se mostrou mais ágil na cidade por pesar 142 quilos a menos. Já na estrada, com uma relação peso-potência de 11,95 quilos por cv (com álcool), o Meriva vai melhor que a 207 SW, que traz uma relação de 13,57 quilos por cv.
Em termos de design, os dois carros apresentam algumas particularidades. Começando pelo Meriva, monovolume de grande aceitação entre os frotistas, que parece cansado, sem alterações significativas desde seu lançamento, em 2002. Para a linha 2009, por exemplo, as únicas novidades são a grade frontal e a nova logomarca da montadora.
A 207 SW, por sua vez, tem inovações. Evolução da 206 SW, ela tem uma frente completamente nova. Destaque para a grade frontal e os faróis esbugalhados. O restante do desenho do carro, no entanto, é praticamente o mesmo - para não dizer totalmente o mesmo - da 206 SW. Não é à toa que muitos classificam a linha 207 de ‘206 e meio'.
NÚMEROS |
Chevrolet Meriva Maxx |
Peugeot 207 SW XR S |
Motor |
1.4 8V Econo.Flex |
1.4 8V Flex |
Potência |
99 cv (g) / 105 (a) a 6.000 rpm |
80 cv (g) / 82 cv (a) a 5.250 rpm |
Torque |
13,2 mkgf (g) / 13,4 mkgf (a) a 2.800 rpm |
12,8 mkgf a 3.250 rpm |
Velocidade máxima |
165 km/h (g) / 173 km/h (a) |
161 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
13,9 s (g) / 13,1 s (a) |
13,1 s |
Transmissão |
Manual de cinco velocidades |
Manual de cinco velocidades |
Comprimento |
4,04 metros |
4,07 metros |
Altura |
1,57 metro |
1,48 metro |
Entreeixos |
2,63 metros |
2,44 metros |
Peso |
1.255 quilos |
1.113 quilos |
Porta-malas |
390 litros |
313 litros |
Tanque |
52,5 litros |
50 litros |
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