Política Titulo
Câmara recebe projeto para criação do Estado de São Paulo do Sul
Do Diário OnLine
14/11/2001 | 17:25
Compartilhar notícia


O deputado Kincas Mattos (PSB-SP) entregou nesta quarta-feira à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados seu projeto de lei que prevê a criação do Estado de São Paulo do Sul. A Comissão deve agora analisar e dar um parecer sobre o projeto, que pode ser votado no segundo semestre de 2002.

O novo Estado seria formado por municípios do Sudoeste paulista e do Vale do Ribeira, como Registro, Itapeva, Capão Bonito e Itapetininga. A área total terá 37.153 km² e 1,2 milhão de habitantes.

Mattos afirmou que a campanha para o desmembramento do Estado de São Paulo tem o apoio de 80 a 90% da população das cidades interessadas. As regiões do Sudoeste e do Vale do Ribeira têm os piores índices de desenvolvimento do Estado, principalmente pela falta de investimentos do governo.

Segundo Mattos, a Câmara deve aprovar a lei já que cerca de 300 dos 513 deputados federais se mostraram favoráveis ao projeto. O deputado também disse que o presidente Fernando Henrique manifestou apoio à criação do novo Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;