Cultura & Lazer Titulo Flip
Escritoras falam sobre novas formas de narrativa
10/08/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) já tinha acabado para boa parte das quase 20 mil pessoas que acompanharam os debates quando, na tarde de domingo, a Tenda dos Autores recebeu uma das mesas em que mais se falou pura e simplesmente de literatura nesta oitava edição.

Longe de lotar os 850 lugares da tenda, em pleno Dia dos Pais, o encontro entre a cubana Wendy Guerra e a chilena naturalizada brasileira Carola Saavedra ganhou força com a mediação do escritor João Paulo Cuenca, que não só se mostrou conhecedor da obra de ambas como recorreu a teorias de estudiosos de narrativas, como Ricardo Piglia, para embasar questões.

Sob o tema Cartas, Diários e Outras Subversões, a mesa partia do fato de as duas escritoras escreverem romances com base em fragmentos de outras formas de narrativa, como áudio, cartas e diários. "Ao escrever como se transcrevesse fitas, busquei construir um simulacro da realidade, me afastar da palavra escrita e refazer a palavra oral tal como ela poderia ser sem som", explicou Carola. Wendy disse não aguentar mais "ler livros que aborrecem por nunca explorar experimentações na estrutura do texto".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;