Cultura & Lazer Titulo Santo André
Peça questiona sistema escolar
Sara Saar
Especial para o Diário
24/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com tradução para diversos idiomas, o clássico "A aurora da Minha Vida" (1981) é assinado pelo dramaturgo Naum Alves de Souza. Readaptado em formato de musical, o espetáculo pode ser conferido no Sesc Santo André, que recebe duas sessões no fim de semana: sábado e domingo, às 20h. Os ingressos custam R$ 20.

A montagem, que tem direção de Bárbara Bruno, retrata as relações de autoridade dentro de uma sala de aula, nos anos 1970. A proposta é estimular o público a refletir sobre o atual sistema escolar brasileiro. Será que deixou de ser repressor e antidemocrático?

Toda a discussão é feita de forma leve e divertida a partir de personagens denominados pelas funções que assumem na escola ou pelas características com relação aos estudantes. Exemplo disso são os alunos Quieto, Gorda e Bobo.

A montagem - inspirada na autobiografia de Naum Alves de Souza como aluno e professor - recebe estrutura musical nas ligações de cena com coreografias assinadas por Paulo Goulart Filho e arranjos feitos pelo maestro Amalfi. Para oferecer mais possibilidade de movimento, o cenário é formado por carteiras individuais, além de quadros negros.

A Aurora da Minha Vida - Teatro. Sábado e domingo, às 20h. No Sesc Santo André - R. Tamarutaca, 302, Santo André. Tel.: 4469-1200. Ingr.: R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;