Política Titulo Ações penais
STF tem 103 ações contra parlamentares e ministros
28/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O número de ações penais contra deputados, senadores e ministros de Estado no STF (Supremo Tribunal Federal) dobrou em 2008 na comparação com 2007, de acordo com levantamento divulgado ontem pela instituição.

Em 2002, havia 13 ações em andamento na Corte contra autoridades que gozam de foro privilegiado. Em 2007, já eram 50. E este ano já começou com 103 ações penais acumuladas em 2008 à espera de julgamento.

Entre as ações, há denúncias de desvio de dinheiro público, crimes de responsabilidade, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e fraude em licitação.

O levantamento do STF ainda aponta que, no total, correm 378 processos na instituição contra autoridades com foro privilegiado. Desse montante, 275 são inquéritos judiciais e 103 são ações penais. Dos inquéritos, 76 estão no MPF (Ministério Público Federal), aguardando manifestação do procurador-geral. Alguns deles aguardam parecer da instituição há mais de oito meses.

Para o STF, o aumento do número de ações contra autoridades públicas se deve à aprovação da Emenda Constitucional 35, que desobrigou a passagem de investigações contra parlamentares pelo crivo da Câmara ou do Senado, o que promoveu maior agilidade à tramitação dos processos.

"Também foi após essa emenda que o Tribunal passou a receber cada vez mais pedidos de investigação de políticos e outras autoridades com prerrogativa de foro na Corte", explicou a assessoria do STF.

Entre as ações penais em curso no STF, a mais célebre é a denúncia conhecida como "esquema do Mensalão", em que parlamentares e integrantes do governo foram acusados pelo MPF de compra e venda de apoio político.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;