Política Titulo
Diplomações começam nesta segunda-feira na região

Os 14 prefeitos e vices-prefeitos eleitos, e 108 vereadores da região, serão diplomados

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
15/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Os 14 prefeitos e vices-prefeitos eleitos, além de 108 vereadores que conquistaram uma cadeira nos sete legislativos do Grande ABC, serão diplomados nesta semana. São Caetano inicia nesta segunda-feira a série de atos oficiais promovidos pela Justiça Eleitoral que confirmam os resultados dos pleitos realizados nos dias 5 e 26 de outubro (1º e 2º turnos, respectivamente). Santo André realiza a cerimônia na quarta-feira e as demais cidades na quinta-feira.

Apesar de locais, datas e horários já estarem definidos para a diplomação, alguns políticos ainda têm suas situações indefinidas. São os casos do futuro chefe do Executivo de Diadema, o deputado estadual Mário Reali (PT), e do vice-prefeito eleito de São Bernardo, Frank Aguiar (PTB).

O petista de Diadema aguarda julgamento do pedido de liminar junto à Justiça Eleitoral da cidade que visa impedir a oficialização de sua vitória, questionada pelo candidato derrotado José Augusto da Silva Ramos (PSDB). O tucano aponta supostas irregularidades nas contas de campanha de Reali, cujo balancete da eleição já fora aprovado pelo magistrado local. O processo está sendo analisado pelo Ministério Público que formulará parecer sobre o caso e, posteriormente, será julgado pela Justiça.

A diplomação dos políticos de Diadema ocorrerá na quinta-feira, às 10h, no auditório do Fórum do município (Avenida Sete de Setembro, 399).

Já o deputado federal Frank Aguiar ainda não definiu se permanecerá no mandato parlamentar em Brasília ou se tomará posse como vice-prefeito de São Bernardo. O petebista confirmou presença na diplomação, na quinta-feira, às 10h, na Câmara Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50). Porém, não sabe se estará na posse no dia 1º de janeiro. A data-limite prevista pela LOM (Lei Orgânica do Município) para aceitar o segundo posto mais importante da cidade é dia 10 de janeiro.

O prefeito eleito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), que durante o processo eleitoral teve alguns percalços com Justiça, será diplomado normalmente na quinta-feira, às, 10h, na sede do Legislativo (Avenida João Ramalho, 305). A ação de inelegibilidade contra o petista, a qual expunha as contas rejeitadas quando fora chefe do Executivo e pontuava processos abertos contra o político, foi extinta no fim do mês passado.

Em São Caetano, a diplomação do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) será realizada nesta segunda-feira, às 18h, no auditório do campus I da Uscs (Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Avenida Goiás, 3.400).

Aidan Ravin (PTB) recebe o certificado de prefeito eleito de Santo André na quarta-feira, às 18h, no Legislativo da cidade (Praça IV Centenário, 02). O chefe do Executivo reeleito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), será diplomado na quinta-feira, às 11h, no Teatro Euclides Menato (Avenida Brasil, 193). A diplomação do segundo mandato consecutivo de Adler Kiko Teixeira (PSDB), em Rio Grande da Serra, ocorrerá na quinta-feira, às 19h, no Teatro Manacá (Rua José Maria Figueiredo, 491).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;