Cultura & Lazer Titulo
Cate Blanchett é favorita
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
22/02/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Cate Blanchett, um dos rostos mais recorrentes nas telonas este semestre, é a favorita para a segunda categoria a que disputa no Oscar 2008, que será realizado no próximo domingo: atriz coadjuvante por uma das facetas do cantor Bob Dylan em Não Estou Lá, concorre também como melhor atriz por Elizabeth – A Era de Ouro.

Duas candidatas opostas estão no páreo com a australiana: a garota Saoirse Ronan, 13 anos, de Desejo e Reparação (escolhida entre a lady Vanessa Redgrave e Romola Garai, que interpretam as outras duas fases da personagem) e a veterana Ruby Dee, 83, que faz a mãe do personagem de Denzel Washignton em O Gângster.

Completa o grupo a nova-iorquina Amy Ryan, que está no longa-metragem Medo da Verdade, a estréia de Ben Affleck como diretor. O filme chegará ao Brasil direto em DVD. Com exceção de Não Estou Lá, que estréia em março, todo os outros títulos podem ser conferidos no cinema.

Saoirse Ronan, norte-americana, 13 anos

Indicada por Desejo e Reparação

A garota personificou a faceta mais interessante de Briony, personagem de imaginação fértil que destruiu o romance da irmã depois de inventar uma mentira, que aparece várias vezes no filme. O nome difícil – se lê ‘ser-cha’ – é irlandês e foi escolhido pelo pai, o também ator Paul Ronan. Antes de ser escalada para a produção inglesa, Saoirse roubou a cena de Michelle Pfeiffer em Nunca É Tarde para Amar. Entre os próximos projetos está a nova produção de Peter Jackson (O Senhor dos Anéis).

Ruby Dee, norte-americana, 83 anos

Indicada por O Gângster

Ao lado de Hal Holbrook, 85, de Na Natureza Selvagem, a veterana forma o par octogenário lembrado este ano pela Academia. Ficou conhecida sobretudo pela carreira na TV – em filmes, séries e participações, que lhe renderam um Emmy em 1990. Ruby tinha também um dos casamentos mais duradouros da indústria: ficou com Ossie Davis, também ator de TV, de 1948 a 2005, quando ele morreu. Ruby não é a indicada mais velha da história da premiação. Mas perde apenas para Gloria Stuart, que tinha 87 quando participou do prêmio por Titanic.

Amy Ryan, norte-americana, 37 anos

Indicada por Medo da Verdade

Se depender do retrospecto e dos próximos projetos já anunciados, Amy será uma espécie de Laura Linney (também indicada este ano a melhor atriz): vai colecionar papéis na cena independente, mas sem fechar caminho para projetos mais populares, incluindo um papel na série The Wire. Depois do trabalho com Ben Affleck, emendou papéis no novo de Sidney Lumet e em comédia escrachada com Steve Carell. Atualmente, filma com Matt Damon o novo suspense de Paul Greengrass.

Tilda Swinton, inglesa, 47 anos

Indicada por Conduta de Risco

Pele pálida, sobrancelhas apagadas e ar misterioso são a marca da atriz, indicada ao Oscar por trabalho em que se despiu da caracterização mais famosa, como a Bruxa Branca de Crônicas de Nárnia. Apesar dos papéis assustadores (foi ainda um anjo mau em Constantine), ela é casada, tem dois filhos e reconhecida por incentivar os atores mirins com quem contracena. Em 2008, além da segunda parte de Crônicas de Nárnia (Príncipe Caspian), ela estará em Come Like Shadows como Lady Macbeth.

Cate Blanchett, australiana, 38 anos

Indicada na categoria por Não Estou Lá. Concorre também a melhor atriz por Elizabeth – A Era de Ouro. Ganhadora do Oscar de coadjuvante em 2005 (O Aviador). Indicada em 1999 (Elizabeth) e 2007 (Notas Sobre um Escândalo). O diretor Todd Haynes pensou em escalar uma mulher para ser uma das seis facetas de Bob Dylan. Não exatamente em Cate. Mas a atriz lutou pelo papel e chamou para si – andrógina – a atenção que seria dividida com os homens do elenco. A atriz, que se divide entre a Inglaterra e o país natal, começou na TV e se dedicou ao teatro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;