Política Titulo Aliança
PMDB deve fechar com PT entre hoje e amanhã
Por Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
13/06/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


A aliança entre PT e PMDB em Santo André está próxima de se concretizar. A expectativa de ambos os lados é que a coligação seja anunciada entre hoje e amanhã. O acordo já estaria costurado, faltando apenas detalhes para bater o martelo, entre os quais a definição do partido que deve compor a chapa proporcional com os peemedebistas - PCdoB e PHS são os mais cotados.

O PMDB, no entanto, mantém o mistério. Segundo o presidente da sigla, vereador Sargento Juliano, não houve avanço nas negociações desde o início desta semana, quando ele mesmo declarou ser de 80% a chance de haver entendimento com os petistas.

O peemedebista chegou até a sugerir a possibilidade de a legenda realizar a convenção (marcada para domingo) sem ter um posicionamento com relação ao pleito de outubro. "Não é a intenção. Mas pode acontecer de realizarmos o encontro com as possibilidades de coligações em aberto."

Embora não confirme o apoio ao PT, o dirigente do PMDB admitiu que a sigla não está em negociação com outras forças políticas da cidade.

"É uma questão de fidelidade. A gente integra a bancada de sustentação desde o tempo do Celso Daniel (prefeito petista assassinado em 2002). Temos esse compromisso e não podemos ficar pulando de galho em galho", justificou.

Juliano reforçou ainda que apenas no caso de o partido perceber que não é bem-vindo na aliança governista é que haverá mudança de postura.

Sobre as reivindicações feitas pelo partido para participar de modo mais efetivo de um eventual governo, o parlamentar adiantou que as negociações estão adiantadas.

"Tem de haver um reconhecimento, pois enquanto outros partidos, os quais não citarei nomes, acabaram deslizando e deixando o prefeito na mão nesta legislatura, nunca fizemos isso. Sempre fomos firmes", argumentou Juliano, em clara referência ao PDT.

Mesmo não integrando a base aliada, os pedetistas foram escolhidos para indicar o vice de Siraque - a vaga foi preenchida pelo sindicalista Cícero Firmino da Silva, o Martinha. Apesar de negar, o PMDB não superou totalmente o fato de ter sido preterido do processo.

INSATISFAÇÃO - O presidente estadual do PMDB, ex-governador Orestes Quércia, negou interferência na negociação com o PT. Especulou-se que haveria pressão para um acerto entre PMDB e DEM em Santo André, reeditando a coligação feita com vistas à Prefeitura de São Paulo.

Apesar de ter dado carta branca para o diretório definir o futuro, Quércia foi claro ao demonstrar preferência por candidatura própria. "Eles têm autonomia para escolher a composição. Mas aliança com o PT é confusa. Acreditávamos que o Juliano fosse o vice. Como as coisas mudaram sem explicação, esperamos uma reação do pessoal do PMDB daqui para ver se ainda lançam candidatura própria."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;