Política Titulo
Moacir Guirão é alvo de vereadores insatisfeitos

Substituição de articulador do Paço de S.Caetano foi cogitada

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
08/02/2013 | 06:42
Compartilhar notícia


 

Articulador político do Paço de São Caetano, Moacir Guirão (PMDB) foi alvo de critícas logo na primeira reunião formal do Executivo com o Legislativo, terça-feira, antes da inauguração dos trabalhos na Câmara. Os vereadores reclamaram da falta de atenção com suas demandas no primeiro mês da gestão Paulo Pinheiro (PMDB) e chegaram a ventilar nomes para substituí-lo.

As principais queixas foram a falta de atendimento de pedidos comuns dos legisladores em relação a serviços públicos, como poda de árvores, por exemplo. Sem acesso ao secretariado, os vereadores chegaram, inclusive, a ser encaminhados ao Atende Fácil - equipamento que centraliza serviços públicos - para resolver os casos como cidadãos comuns. O largo espaço no Executivo com indicações de cargos que os parlamentares gozavam nas gestões passadas e não foram mantidos também foram questionados.

Duas alas entre os 19 vereadores se dividiram para resgatar os nomes de Antônio de Pádua Tortorello (PSC), que foi homem-forte das administrações de Luiz Tortorello (morto em 2004), e Cláudio Demambro (PSC), que fez articulações políticas nas administrações de Antônio José Dall'Anese (PSDB) e de José Auricchio Júnior (PTB). O fato de muitos parlamentares terem relacionamentos estreitos com os dois motivou as sugestões.

Apesar do clima, Guirão considerou o encontro "positivo" e "tranquilo". "Tenho a experiência de ex-vereador e sei como funciona a Casa." A missão do peemedebista, segundo ele mesmo, é organizar o relacionamento do Paço com o Legislativo. "Exercerei essa função até quando o Paulo (Pinheiro) achar necessário", completou. Guirão é funcionário concursado da Secretaria de Mobilidade Urbana, porém, mesmo sem ser oficializado no posto, exerce as vezes de assessor político do prefeito.

Mesmo com a metralhadora de critícas apontada para Guirão, o prefeito não cogitou em nenhum momento substituí-lo. O peemedebista foi um dos arquitetos da candidatura de Pinheiro e tem influência na atual administração. Ele é considerado um dos homens-fortes do Palácio da Cerâmica ao lado dos secretários Sallum Kalil Neto (Saúde) e Marco Antônio Santos Silva (Governo).

 

DEFESA

O líder do governo na Câmara, Jorge Salgado (PTB), rechaçou que o encontro tenha debatido outros nomes para substituir Guirão, apesar de confirmação de outros políticos que participaram das discussões. "Os vereadores pediram ao prefeito que tivesse olhos voltados para a sociedade." O vereador petista, Pio Mielo, também defendeu o articulador do Paço. "Acredito que ele seja o nome ideal para exercer a função, porque tem bagagem e respeito com o Legislativo", analisou.

Salgado, no entanto, admitiu que houve discussão sobre o modo de a administração se relacionar com pedidos dos parlamentares. "Pediram para o prefeito não centralizar o atendimento apenas no Guirão, mas deliberar os secretários de cada área para resolver certas demandas. Ou então, que uma pessoa faça a triagem e encaminhe o pedido a cada Pasta", disse.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;