Setecidades Titulo Sem segurança
Polícia frustra roubo de 98 armas do Fórum de S.Caetano
Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
11/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Policiais civis do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) recuperaram ontem 98 armas, entre pistolas, revólveres, espingardas e até metralhadoras, que haviam sido levadas do Fórum de São Caetano na madrugada. O armamento havia sido apreendido em ações policiais. Três pessoas foram presas.

Há dois meses a quadrilha especializada em roubo de armamento vinha sendo investigada por equipes da 3ª Patrimônio (Delegacia de Investigações sobre Crimes em Concessionárias e Prestadoras de Serviço). Os policiais sabiam que a cidade era o local escolhido para a ação, mas o alvo ainda era desconhecido. "Flagramos diversas reuniões do bando, mas a definição do alvo só aconteceu quando o crime estava em andamento", disse o delegado titular Fábio Bolzani.

A operação estava montada desde sexta-feira. Era o dia escolhido para o bando agir, mas adiou para ontem. Os policiais foram avisados quando as armas já estavam sendo colocadas na Fiorino branca. Os acusados estavam armados com revólver calibre 38 e houve troca de tiros na chegada dos policias. Outros três integrantes da quadrilha conseguiram fugir em um Celta preto.

A ação do bando durou menos de 30 minutos. Os criminosos entraram por uma porta lateral do Fórum e arrombaram seis cadeados até alcançar o depósito de armas, utilizando alicates específicos. Para a polícia, não há dúvidas de que a ação foi planejada com antecedência e contou com ajuda externa. O trabalho de investigação continuará. "Eles tinham informações privilegiadas sobre o funcionamento do Fórum. Nosso próximo passo é prender quem passou esses detalhes", disse Bolzani.

"Tive muita sorte", afirmou um vendedor de 31 anos. Morador do bairro Oswaldo Cruz, ele passava pela Estrada das Lágrimas e estava a poucos metros do Fórum quando começou o tiroteio, por volta da 0h30. "Não sabia o que estava acontecendo. Logo que comecei a ouvir os tiros, fiz o retorno para voltar."

Apesar do susto, os trabalhos foram realizados normalmente no Fórum durante o dia de ontem. Funcionários reclamam que a falta de segurança no local é grande. Tanto que esta não foi a primeira ação do tipo. O Tribunal de Justiça anunciou medidas para coibir novos casos.

TJ garante segurança armada no local 

O Tribunal de Justiça anunciou ontem que, a partir do dia 20, o Fórum de São Caetano contará com oito seguranças armados durante o dia e três no período noturno, fins de semana e feriados. O reforço da segurança no local foi um pedido do diretor Sérgio Nakagawa. Na manhã de ontem, ele informou que a GCM (Guarda Civil Municipal) fazia rondas noturnas no local a pedido da administração, mas essas seriam insuficientes para inibir os criminosos.

Em 25 de junho, ladrões invadiram o Fórum e levaram R$ 23,1 mil de caixa eletrônico. Na época, a Polícia Civil afirmou que não tinha como investigar o crime, pois o local não contava com vigilância noturna, alarmes ou câmeras de vigilância.

Em nota, o TJ informou que, além da contratação dos vigias armados, está em fase final o processo de compra dos equipamentos e também de detectores de metal para as entradas do Fórum.

Segundo o tribunal, as cerca de 100 mil armas que estavam armazenadas nos fóruns paulistas já foram destruídas. Em breve, todo armamento apreendido passará a ser acondicionado em bases da Polícia Militar que estão sendo preparadas para receber o material.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;