Setecidades Titulo Saúde
Tecnologia agiliza laudo cardiológico

UPAs andreenses passam a contar com serviço; Mauá e São Bernardo já disponibilizam sistema

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
12/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


As três UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) de Santo André, localizadas no Centro e nos bairros Sacadura Cabral e Jardim Santo André, passaram a contar a partir de ontem com a emissão de laudos de ECG (eletrocardiograma) à distância e on-line, por meio da Telemedicina. A ação é fruto de parceria entre o Ministério da Saúde e o HCor (Hospital do Coração), da Capital, e foi apresentada pelo secretário de Saúde da cidade, Homero Nepomuceno Duarte. Ao município, coube ceder o espaço e a internet.

O procedimento é realizado por meio de um modem acoplado ao computador, que capta a atividade elétrica e a frequência cardíaca do paciente em apenas dez segundos. Os dados são enviados à Central de Diagnósticos do HCor, onde equipe de cardiologistas analisa o caso e emite o laudo. Do início do exame à emissão do documento leva-se, no máximo, dez minutos.

O CHM (Centro Municipal Hospitalar) se prepara para expandir a Telemedicina a outras áreas da Saúde. “Ainda neste ano a Rute (Rede Universitária de Telemedicina) funcionária no CHM e atenderá, além da cardiologia, as áreas de neurologia e pneumatologia, que têm maior problemática. Isso permitirá que a gente cubra 80% do que acontece no dia a dia dos hospitais”, destacou Homero, completando que ainda não há previsão para o início do sistema.

O serviço de Telemedicina do HCor atende a outras 12 UPAs do Grande ABC, nas cidades de Mauá e São Bernardo, além de quatro unidades do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Em Mauá, as quatro UPAs oferecem o serviço. A do Jardim Zaíra, por exemplo, registra 150 laudos por mês.

Já em São Bernardo, oito unidades dispõem do atendimento. Cada uma recebe cerca de 600 laudos por mês, em média. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;