Diarinho Titulo Copa do Mundo
Estrelas Negras e Yankees se reencontram
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
18/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


É difícil prever se Gana vai repetir as boas atuações nas duas Copas que disputou, em 2006 e 2010. Isso porque na primeira fase terá de enfrentar dois adversários peso-pesados: Alemanha e Portugal. A partida de estreia contra os Estados Unidos também promete não ser moleza. Integrantes do Grupo G, as seleções se enfrentam em 16 de junho, às 19h, no Estádio das Dunas, em Natal, Rio Grande do Norte.

Na sua estreia em Copas, em 2006, as Estrelas Negras (como a seleção ganense é apelidada) chegaram às oitavas de final. Na competição seguinte, em 2010, foram até as quartas. Comandado pelo técnico Kwesi Appiah, o time tem se estabelecido como um dos melhores do continente africano.

Entre os principais craques estão o atacante Asamoah Gyan (Al Ain, Emirados Árabes) e os meias Sulley Muntari (Milan, Itália) e Andre Ayew (Olympique de Marseille, França). A equipe ficará hospedada em Maceió, Alagoas.

Esta é a 10ª Copa dos Estados Unidos. Logo no primeiro Mundial que disputou, em 1930, obteve o terceiro lugar. Outros bons desempenhos ocorreram em 2002, ao chegar nas quartas de final, e em 2010, ao passar para as oitavas.

Dirigidos pelo alemão Jürgen Klinsmann, os Yankees (como a seleção norte-americana é conhecida) são famosos pelo forte contra-ataque. Landon Donovan (Los Angeles Galaxy, Estados Unidos) é a estrela do time. Outros destaques são os atacantes Clint Dempsey (Fulham, Inglaterra) e Jozy Altidore (Sunderland, Inglaterra). Eles e os companheiros ficarão em São Paulo.

Gana e Estados Unidos têm história em Mundiais. Na Copa da Alemanha, em 2006, estavam no mesmo grupo, e os ganenses levaram a melhor. Na África do Sul, em 2010, os Yankees perderam nas oitavas para as Estrelas Negras.


Gana

Nome oficial: República de Gana.
Capital: Acra.
Localização: África. Banhada pelo Golfo da Guiné, faz fronteira com Burkina Faso, Costa do Marfim e Togo.
Área: 238.533 km².
População: 25,7 milhões.
Relevo, clima e vegetação: O território é formado principalmente por planícies baixas e planalto na região Centro-Sul. Com clima tropical, faz calor na maior parte do país. A diferença é que na costa e ao Norte o tempo é mais seco e na região Sudoeste, mais úmido. Tem floresta tropical e savanas com arbustos e vegetação baixa.
Idioma oficial: Inglês.
Moeda: Cedi do Gana.
Esporte popular: Futebol.
Governo: República presidencialista. O presidente é John Dramani Mahama.
Economia: Tem muitos recursos naturais, como petróleo, ouro, prata e diamantes. As principais indústrias são de mineração, petrolífera, processamento de alimentos, madeireira e construção de navios comerciais. A agricultura ainda é muito importante no país, com destaque para o cultivo de cacau. Outros produtos agropecuários são banana, mandioca, arroz, milho e amendoim.
Curiosidades: Na Pré-História, a área em que Gana se encontra hoje já era ocupada por humanos. Ao longo do tempo, muitas tribos habitaram a região. A partir do século 15, foi comandada pelos portugueses. Nos anos que se seguiram, outras nações europeias disputaram o domínio do lugar, até que a Inglaterra conquistou todo o território. A independência veio em 1957. Gana é a terra do ex-secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) Kofi Annan.


Estados Unidos
Nome oficial: Estados Unidos da América.
Capital: Washington.
Localização: América do Norte. Banhado pelo Oceano Pacífico e Oceano Atlântico, faz fronteira com México e Canadá.
Área: 9.826.675 km².
População: 318,8 milhões.
Relevo, clima e vegetação: Tem grande planície no Centro do país, montanhas ao Oeste e colinas e pequenas montanhas ao Leste. O clima varia de acordo com a região; faz muito frio no Norte e Noroeste durante o inverno e é bastante quente no Sul e Sudoeste. Tem florestas, desertos, tundras (vegetação rasteira e poucas árvores nas áreas geladas) e mangues.
Idioma oficial: Inglês.
Moeda: Dólar americano.
Esporte popular: Futebol americano.
Governo: República federal. O presidente é Barack Obama.
Economia: Dono da maior economia do mundo, o país é um dos principais inovadores na área tecnológica e tem forte setor de serviços e Turismo. Tem indústria petrolífera, siderúrgica, aeroespacial, automobilística, química, eletrônica, de telecomunicações e outras. É o maior produtor de milho e soja.
Curiosidades: Há milhares de anos, o território era ocupado por povos indígenas. No século 17, os Estados Unidos viraram colônia da Inglaterra até que, em 1776, ocorreu a Revolução Americana. A independência veio em 1783. A partir do fim da Segunda Guerra Mundial se estabeleceu como a nação mais poderosa. A música e o cinema norte-americanos são muito reconhecidos. É a terra de artistas famosos, como Elvis Presley e Michael Jackson. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;