Setecidades Titulo Carnaval
Escolas de Mauá farão Carnaval nos bairros

De olho em 2015, agremiações fazem desfiles locais para não deixar a festa passar em branco

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
25/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Apesar de não contar com desfile unificado e disputa entre as escolas pelo quarto ano consecutivo, a população de Mauá não ficará sem diversão durante o Carnaval de 2014. Neste ano, as apresentações serão realizadas nos bairros, em sete pontos da cidade, na tentativa de retomar a festa tradicional em 2015.

A Uesma (União das Escolas de Samba de Mauá) contou com a parceria da Prefeitura e do setor empresarial para organizar a Folia, ainda em escala menor e caráter simbólico. Cada uma das oito agremiações da elite do Carnaval receberá R$ 10 mil e as quatro escolas do segundo grupo, R$ 5 mil. A verba foi garantida pela iniciativa privada. “Estamos acreditando no empenho da administração e otimistas para que em 2015 possamos retomar os desfiles centralizados”, comenta a presidente da Uesma, Sirlene Correa Brito Couçeiro.

Das 14 escolas existentes na cidade, apenas duas não participarão dos desfiles neste ano: Flor do Morro e Império do Jardim Oratório. De acordo com Sirlene, as agremiações alegaram problemas estruturais e disseram não ter condição de organizar a festa. “Todos os anos fazemos essas apresentações nas comunidades. É uma forma de manter a tradição e oferecer alegria à população”, observa.

As apresentações serão realizadas entre sábado e terça-feira. A Prefeitura oferecerá infraestrutura de trânsito, Saúde e Segurança no período.

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia, o Parque São Vicente será a passarela do samba às escolas Beira Rio e Imperatriz, que farão a alegria dos moradores do Parque das Américas. Domingo, é a vez da Nova Era, São João, União da Vila e Camisa Azul e Branco se apresentarem na Avenida Barão de Mauá. Na segunda-feira, a Vila Nova Mauá receberá a Dragões da Nova Mauá. Na terça-feira, as agremiações Ordem e Progresso e Tradição da Unidos alegrarão o Jardim Zaíra.

 
 

Santo André inicia montagem das arquibancadas na Avenida Firestone

Os preparativos para o Carnaval de 2014 já tiveram início nas duas cidades que realizarão o evento oficialmente. Em Santo André, a Avenida Firestone, no bairro Casa Branca, começou a receber as estruturas para as arquibancadas. Neste ano, a passarela do samba receberá decoração baseada na Copa do Mundo do Brasil. Já em São Bernardo, a Avenida Aldino Pinotti, no Centro, será o palco das apresentações.

Os desfiles serão realizados no sábado e domingo. No primeiro dia, a passarela será usada pelos blocos, agremiações pleiteantes e do grupo 2. Domingo será o dia dos desfiles das escolas do grupo de elite.

Pelo segundo ano consecutivo, Santo André e São Bernardo polarizam a Folia no Grande ABC, uma vez que são as únicas a manter os desfiles tradicionais unificados e o repasse da subvenção às escolas de samba. Os demais municípios alegam falta de verba para promover o Carnaval.

Em Diadema, as baterias das escolas de samba se apresentam no sábado, a partir das 20h, na Avenida Ulysses Guimarães. Antes, às 15h, no mesmo local, serão realizadas a matinê e outras atividades de recreação para crianças. (Rafael Ribeiro)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;