D+ Titulo Moda
O mundo na bolsa

O acessório evoluiu e tornou-se indispensável; segredo é saber organizar e não exagerar nos itens que vão dentro

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
15/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Denis Maciel

Grande, média ou pequena. Não importa o tamanho nem o modelo, sempre dá-se um jeito de levar tudo dentro da bolsa. O acessório, que surgiu há milhares de anos, evoluiu e tornou-se indispensável.

Não pode esquecer de nada: maquiagem, carteira, documentos, chaves, MP3, celular e guarda-chuva. Só que com a correria fica difícil manter a ordem. Levanta o dedo a menina que nunca enfiou as coisas de qualquer jeito na bolsa e depois não achou.

Mas será que realmente é preciso levar o mundo lá dentro? Não existe regra! Para Ingrid Lisboa, especialista em organização, é importante ter o que precisa em mãos. "As mulheres, principalmente, são muito precavidas", afirma.

Ingrid só alerta para o exagero, que pode causar sobrepeso. Repetições de itens são desnecessárias (mais de um batom), por exemplo. Outra dica é optar por produtos em miniatura. Quanto menor a bolsa, melhor é para organizar. Em festas ou baladas, as pequenas são suficientes para colocar o básico (celular, documento, dinheiro, batom, chave e preservativo).

Para deixar as bolsas do dia a dia sempre em ordem, a especialista explica que a melhor alternativa é escolher os modelos mais práticos e separar os produtos em nécessaires ou organizadores próprios, com várias repartições. "O legal é que assim dá para trocar de bolsa sem se preocupar se vai esquecer algo."

CONSERVAÇÃO

Com a variedade de opções no mercado, fica difícil resistir na hora de comprar bolsa. Mas o mais complicado mesmo é arrumar espaço no guarda-roupa para as novas aquisições. Segundo Juliana Faria, personal organizer, o ideal é ajeitá-las em prateleiras. "Para evitar que amassem, coloque enchimento de tecido, de TNT ou saquinhos de ar que vêm nas encomendas dos correios."

Caso não tenha espaço no armário, compre ganchos para prender atrás da porta ou na parede. "Outra opção é um modelo de cabide em ‘S' próprio para pendurá-las", afirma a especialista Ingrid.

É importante também evitar dobrar ou empilhar os acessórios, além de deixar canetas, maquiagem ou chicletes soltos na bolsa. Não esqueça de verificar na etiqueta como a limpeza de cada modelo pode ser feita. Na maioria dos casos, pano úmido, pouco detergente e sabão neutro podem ajudar. No caso das bolsas de couro, existem produtos específicos para fazer a manutenção.


Dicas

Confira segredinhos de organização das especialistas Ingrid Lisboa e Juliana Faria:

Leve o essencial. Exemplo: kits de maquiagem e higiene, remédio, carteira, documento, celular, caderno de anotação, lapiseira e óculos de sol.

Evite carregar na bolsa seus produtos favoritos. Também é bacana fazer cópias de documentos e não andar com muito dinheiro e vários cartões de crédito.

Compre bolsas que combinem com mais roupas e que tenham a ver com seu estilo. Tenha em casa os modelos grande, médio e pequeno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;