Esportes Titulo
Palmeiras acaba com sina para faturar a Copa do Brasil
12/07/2012 | 00:07
Compartilhar notícia


O Palmeiras chegou ao título da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, tendo que passar por apenas dois times de Série A em sua campanha. Só depois de superar Coruripe-AL, Horizonte-CE (Série D), Paraná (Série B) e Atlético Paranaense (Série B) é que o Palmeiras teve o seu primeiro grande adversário, o Grêmio, batido sem problemas nas semifinais. Depois, passou pelo Coritiba na final para chegar ao seu primeiro título de expressão em mais de uma década.

Encontrar um time grande na Copa do Brasil, porém, era quase uma novidade para o Palmeiras. A última vez que isso havia acontecido fora em 2000, quando foi eliminado pelo São Paulo nas quartas de final. Depois disso, o time alviverde sempre tropeçou antes mesmo de ter que medir forças com outro time grande.

Em uma década, seis participações na Copa do Brasil e uma série de resultados que o torcedor palmeirense prefere esquecer. Eliminações frente a ASA-AL, Vitória, Santo André, Ipatinga, Sport, Atlético Goianiense e Coritiba, times cuja história não pode ser comparada à do Palmeiras, o maior vencedor de títulos nacionais no País. E, para piorar, duas dessas eliminações ainda foram por goleada históricas: 7 a 2 para o Vitória, em 2003, e 6 a 0 para o Coritiba, no ano passado.

Assim, o grande mérito do Palmeiras campeão da Copa do Brasil de 2012 foi ter passado sem susto pelos adversários mais fracos, encerrando uma sina antiga, de 10 anos. Na primeira fase, o time paulista não conseguiu eliminar o jogo de volta, mesmo vencendo o Coruripe, em Alagoas, por 1 a 0. Depois, um tranquilo 3 a 0, em Jundiaí, selou a classificação.

A segunda fase passou rápido, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Horizonte, no Ceará. Depois, dois rivais curitibanos. Sobre o Paraná, time que neste ano jogou a segunda divisão do Estadual (já conquistou o acesso), duas vitórias tranquilas: por 2 a 1, fora de casa, e por 4 a 0, nos seus domínios. Contra o Atlético Paranaense, o primeiro tropeço: 2 a 2, em Curitiba. Na volta, a Arena Barueri estava lotava para empurrar o time para uma vitória por 2 a 0.

Depois disso, era sabido que o Palmeiras não seria mais surpreendido. No máximo, mediria forças contra time times de mesmo calibre. E foi por isso que a vitória sobre o Grêmio, por 2 a 0, em Porto Alegre, foi tão comemorada. O time de Felipão fechou-se atrás, atacou na hora certa, achou dois gols no final e abriu grande vantagem para o jogo de volta, quando Valdivia retornou ao time e marcou o gol de empate em 1 a 1, que classificava o Palmeiras à final.

No primeiro jogo da decisão, mais uma atuação ruim. E mais uma vitória por 2 a 0, novamente aproveitando bem as chances criadas. E aí restou à equipe comandada por Felipão apenas administrar a vantagem para confirmar título nesta quarta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;