Cultura & Lazer Titulo
Semana dedicada aos bambas
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
15/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Se é tempo de samba, dá-lhe mais do mesmo na TV. Mas essa opção não é necessariamente de rasgar a fantasia na avenida. A TV Cultura exibe, a partir de hoje, uma série de documentários sobre sambistas consagrados, como Adoniran Barbosa, Cartola e Dona Ivone Lara.

Além de contar a vida e a obra dos sambistas, o programa traz seus sucessos interpretados por grandes cantores atuais. Vai até sábado, sempre no horário do Mosaicos, às 20h.

Começa hoje com o ‘repórter musical de São Paulo'. A trajetória de Adoniran é apresentada em imagens dos anos 1970 e 1980, e suas composições ganham versões nas vozes de Paulo Vanzolini, Osvaldinho da Cuíca, Nasi, Wandi Doratiotto, Pedro Miranda e Choro das 3. Entre as canções, as clássicas Saudosa Maloca e Tiro ao Álvaro, além de Acende o Candieiro e Um Samba no Bexiga.

Amanhã, Cartola tem suas músicas interpretadas por Leci Brandão e Dudu Nobre, entre outros. Ícone do samba carioca, o compositor aparece em cenas antigas ao lado de Ney Matogrosso. Sua história tem detalhes relatados por sua biógrafa, a pesquisadora Marília Trindade Barboza.

A atração de quarta-feira é Dona Ivone Lara, conhecida como a Rainha do Samba. As participações são de Bernadete, T-Kaçula e Dona Inah. Há também depoimentos exclusivos de Nei Lopes e Délcio Carvalho.

Martinho da Vila é retratado no programa de quinta-feira. O documentário mostra as fases de sua carreira e é enriquecido com as presenças do Quinteto em Preto e Branco, Luiz Carlos da Vila e outros. Entre os sucessos do sambista, são relembrados Disritmia, Casa de Bamba, Canta Canta Minha Gente e Graça Divina.

No penúltimo dia da série, sexta-feira, o programa mira as lentes para o criador do samba de breque, Moreira da Silva. Imagens de arquivos são entremeadas a depoimentos e números musicais inédicos de Jards Macalé, Dicró, Tereza Gama e Comunidade Samba da Vela. Olha o Padilha e Acertei no Milhar estão no repertório.

Para fechar, Paulinho da Viola. O programa de sábado apresenta músicos como Monarco, Mariana Aydar, Elifas Andreato e o grupo As Choronas cantando Inesquecível, Choro Negro, Duvide-o-dó e Sinal Fechado, entre outras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;