Internacional Titulo
Sharon poderá ficar em estado vegetativo, segundo especialista
Por Da AFP
16/01/2006 | 13:46
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense Ariel Sharon pode ficar em estado vegetativo se na próxima semana "continuar inconsciente e conectado a um respirador artificial".

A afirmação foi feita nesta segunda-feira pelo jornal Haaretz, que citou um especialista que não quis ser identificado.

O dirigente está em coma desde a madrugada de 5 de janeiro e, apesar de já não receber anestesia, não dá mostras de emergir desta profunda letargia.

No entanto, nesta segunda-feira a situação mudou um pouco porque a família assegurou que ele abriu os olhos durante alguns segundos.

Mas este especialista em cuidados intensivos e estado de coma explicou que "poucas pessoas da idade de Sharon (que fará 78 anos em fevereiro) recobram a consciência depois de uma hemorragia como a sofrida pelo primeiro-ministro e, principalmente, depois das três operações de emergência sofridas".

Além disso, a traqueostomia que lhe foi feita no domingo para ajudá-lo a respirar também é um procedimento cirúrgico que está destinado a permanecer durante semanas, o que não seria um sinal promissor.

Felix Umansky, o neurocirurgião argentino que se ocupa de Sharon, desmentiu em diversas ocasiões as informações sobre o suposto estado irreversível do premiê e que o ritmo do progresso de seu estado é adequado para um paciente que sofreu este tipo de trauma.

A informação de que Sharon mexeu as pálpebras ou abriu os olhos também foi recebida com ceticismo por alguns especialistas, que atribuem isso a um ato reflexo, já que as pupilas não fazem movimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;