Economia Titulo
Avança negociação entre metalúrgico e montadora
Por Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
07/08/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Os metalúrgicos do Estado de São Paulo filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) conseguiram sair do zero na negociação da Campanha Salarial 2007. Na reunião desta segunda com as montadoras, já houve avanços no acordo coletivo.

Segundo o presidente da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos), Valmir Marques, o Biro-Biro, as cláusulas sociais dos acordos anteriores foram aceitas, mesmo com algumas modificações nos textos.

“Avançamos a negociação. As aprovadas são reivindicações que precisam ser reforçadas todos os anos, como garantia de organização sindical nas fábricas e multa por atraso dos salários. Parecem pequenas, mas são importantes para a segurança do trabalhador”, explica o dirigente.

Ao todo, na campanha salarial nas montadoras são 94 cláusulas no acordo. Dessas, 29 são novas e grande parte aborda questões sociais, como o assédio moral ou sexual e contratação de portadores de deficiência.

As cláusulas econômicas ficarão para o debate do início do próximo mês, quando os índices inflacionários fecham e se pode ter uma meta para correção dos salários.

A próxima data de negociação da categoria é sexta-feira, dia 10, em que as novas reivindicações deverão ser mais detalhadas e debatidas.

Já o grupo 9 (empresas e indústrias dos setores de máquinas e eletrônicos), em que a data-base é este mês, tenta algum avanço na reunião de terça-feira e deve entrar na discussão econômica na próxima semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;