Memória Titulo
Marianna Ronchetti e Radamés Fortes

O Grande ABC perdeu, semana passada, dois filhos queridos: no dia 2, Marianna Caligiuri Ronchetti, a dona Ninna...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC perdeu, semana passada, dois filhos queridos: no dia 2, Marianna Caligiuri Ronchetti, a dona Ninna, viúva de um dos líderes autonomistas de São Bernardo, Pery Ronchetti; e no dia 6, o doutor Radamés Fortes, especialista em Direito Municipal, com larga folha de serviços prestada na sua cidade natal, Ribeirão Pires, e em Santo André.

Dona Ninna iria completar 103 anos em outubro; Radamés Fortes, conhecido no futebol como Roda, era colaborador assíduo desta coluna Memória, em especial quando falava do seu Corinthians de Santo André, do qual foi titular absoluto na lateral esquerda na década de 1950, quando enfrentou grandes equipes de São Paulo.

A família de dona Ninna dedicava-se ao ramo têxtil, em São Paulo. Ela casou-se com Pery Ronchetti em 1925, fixando-se em São Bernardo. Pery era funcionário da tecelagem Nascimento & Pelosini. Posteriormente adquiriu a empresa, dando-lhe o nome de Sul-Americana. Na década de 1950 fundou a Tecelagem Aída, nome da filha única do casal. Quando Pery Ronchetti faleceu, aos 75 anos, dona Ninna assumiu os negócios familiares, gerenciando-os até os 90 anos.

Doutor Radamés tinha 79 anos. Nasceu em 17 de janeiro de 1930, filho de José Fortes e Joaninha Carpinelli Fortes. Viúvo da funcionária pública aposentada Elza Moretti Fortes, o casal tinha dois filhos, Ângela Elza e Alexandre. Doutor Radamés está entre os funcionários que inauguraram a nova e atual sede da Câmara Municipal de Santo André, em 1968.

Dona Ninna está sepultada no Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo, e Doutor Radamés no Cemitério de Vila Assunção, em Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 11 de fevereiro de 1979

Manchete - Parque Água Funda vai incentivar a pecuária nacional

Editorial - Governo impõe sacrifícios, mas não os faz

Educação - Depois de um curto período de férias, em consequência da greve dos professores, cerca de 300 mil estudantes do ciclo básico voltarão às aulas amanhã na região.

Clubes - Dentro da série "Nossos Clubes Amadores", a 70ª agremiação focalizada: Cruzeiro Futebol Clube de Diadema, ou simplesmente Cruzeirinho. O texto é do jornalista Giuseppe Lo Russo. O Cruzeirinho foi fundado em 8 de março de 1975.

Carnaval - Mesmo com as queixas sobre a falta de apoio do comércio e da indústria, as escolas de samba de São Bernardo já estão na reta final dos preparativos para o Carnaval de rua a ser realizado na Avenida Faria Lima.

Crônica - Roterdan Cravo, um dos pseudônimos de Fausto Polesi, escreve: "O amor fará o camelo passar pelo fundo da agulha".

EM 11 DE FEVEREIRO DE...

1939 - Elide Magnani nasce em São Bernardo. Foi uma das professoras da turma pioneira do Colégio São José formada em 1958.

1969 - Sai a lista dos aprovados nos exames vestibulares da Faculdade de Direito de São Bernardo. Entre os aprovados, Enrique Ricardo Lewandowski, hoje Ministro do Supremo Tribunal Federal, e Fernando Leça, presidente do Memorial da América Latina.

SANTOS DO DIA

Lourdes, Lúcio e Pascoal.

Hoje toda a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Por 18 vezes, apareceu a Bernadete Soubirous, na gruta de Massabielle, perto de Lourdes, na França, em 1858.

A CRÔNICA DO GUIDO

[Texto: Guido Fidelis]

Já é possível ouvir os sons dos tamborins e das cuícas. Na esteira de fevereiro eis que surgem os acordes do Carnaval. A folia vai ferver nas ruas das cidades festeiras, é chegado o momento de se alegrar com o ritmo do samba, das marchinhas. E se divertir com as fantasias desvendando o enigma dos políticos que se vestem de santos para camuflar as safadezas.

Alegria é fundamental na vida, seja no lar, nas estradas, no mar ou no campo. Um sorriso amigo é suficiente para renovar as esperanças de que os seres humanos ainda podem compartilhar a fraternidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;