Cíntia Bortotto Titulo
Avaliação traz vantagens

No ambiente corporativo, a avaliação de desempenho é tradicionalmente temida por gestores e funcionários

Cíntia Bortotto
20/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


No ambiente corporativo, a avaliação de desempenho é tradicionalmente temida por gestores e funcionários. "Puxa, não queria ter de dizer a ele que seu trabalho não é tão bom" ou "estou sendo avaliado, posso perder meu emprego" são duas das muitas frases que tenho ouvido quando se trata da implementação do processo. No entanto, este procedimento pode trazer muitos benefícios, tanto para as empresas, quanto para os empregados.

Para entender melhor o que é este trabalho, precisamos ter clareza sobre o que é desempenho. Desempenho é a junção de dois pilares: competência e resultado. Competências são comportamentos, que na verdade são compostos de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. A competência traduz a maneira como é feita determinada tarefa: com responsabilidade, com rigor, comprometimento, cumprindo prazos etc. Resultado é o que deve ser realizado, é uma meta. Por exemplo: seu chefe pede a você que entregue dez relatórios em uma semana. Você entrega tudo em três dias, conseguiu atingir o resultado. Mas como isso foi feito? Você checou os dados? Comparou os números? Revisou as contas? Se fez com todo o cuidado, e apresentou os comportamentos esperados, o pilar das competências também foi satisfatório, o que significa que seu desempenho foi excepcional.

Assim, avaliação de desempenho nada mais é que estabelecer critérios e escalas para mensurar se as metas estão sendo cumpridas e como, demonstrando as competências. Existem diversas maneiras de fazer isso, mais simples ou mais sofisticadas. Sugiro às empresas tentarem ao máximo estabelecer paradigmas que valham para a maioria das pessoas, de forma clara e simples, para que a avaliação seja efetivamente realizada pelos gestores.

Para começar, o ideal é fazer bom levantamento de quais são as competências corporativas da instituição, como por exemplo, foco no cliente e em resultados. Também é interessante inserir habilidades que estimulem a criatividade, a inovação, o planejamento, capacidade de comunicação e trabalho em equipe, além do pensamento estratégico - neste caso especialmente para os cargos mais altos. Muitas empresas especializadas realizam entrevistas com executivos de sucesso para ver quais os comportamentos que deram certo e é isso que, muitas vezes, baliza a formação das competências chave das grandes companhias.

Inserir um processo como esse em uma multinacional pode demorar anos. Mas, em pequenas e médias empresas, ele tende a ser mais curto, trazendo resultados objetivos em apenas seis meses de implementação. Quando toda a equipe joga num mesmo time e as metas são colocadas de forma clara, os resultados são muito melhores e o aumento de produção é palpável.

Para os funcionários, a avaliação de desempenho também traz muitas vantagens. Quando as empresas implementam este sistema, elas geralmente oferecem benefícios e prêmios àqueles que se destacam. Isso gera expectativa e acaba estimulando todos, de maneira muito positiva. Além disso, o processo também faz com que o empregado invista mais em seu desenvolvimento, pois ele tem sempre um feedback e a chance de se aprimorar para fazer melhor.

Realizar esse tipo de trabalho em sua empresa, não importa qual o tamanho dela, pode mudar, de forma definitiva, sua cultura organizacional e profissionalizar a administração, aumentando a produtividade, melhorando os relacionamentos e satisfazendo de forma eficiente funcionários e gestores. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;