Internacional Titulo
Temporais deixam Venezuela em situaçao caótica
Do Diário do Grande ABC
16/12/1999 | 13:37
Compartilhar notícia


O diretor nacional da Defesa Civil venezuelana, Angel Rangel, informou esta quinta-feira que a situaçao na capital e arredores é de ``extrema gravidade' depois dos intensos temporais que castigam o país há vários dias. Apesar de nao dispor de informes oficiais, Rangel garantiu que os danos sao ``muito severos'.

``A situaçao é particularmente grave no estado Vargas (ao Norte da capital), no Distrito Federal e no estado Miranda e Falcón (na costa Nordeste)', disse Rangel. ``Nao há números, (mas) sabemos que há muitos danos. Temos informes isolados de que existem de grandes problemas e sabemos que a situaçao é muito grave', continuou Rangel.

``Pedimos aos cidadaos que circulem o menos possível pela cidade para facilitar o trânsito de (veículos de) emergências e os trabalhos de resgate', informou o responsável pela Defesa Civil. Ele pediu ainda ``muita prudência' para as pessoas que vivem perto de encostas, aos quais solicitou que se mantenham em alerta para abandonar suas casas quando solicitado pelos órgaos de resgate.

Todos os organismos de resgate, bombeiros, funcionários da Defesa Civil, das forças armadas e entidades privadas se uniram na mesma operaçao para enfrentar a situaçao.

O presidente Hugo Chávez informou que as fortes chuvas mataram 37 pessoas nos últimos dois dias.

Angel Rangel, diretor da Defesa Civil, disse que o órgao já confirmou, até agora, a morte de 18 pessoas nas últimas 24 horas. Outras 23 estao desaparecidas no estado de Vargas, localizado a 30 quilômetros de Caracas.

A Defesa Civil acrescentou que 93 mil pessoas foram atingidas pelo transbordamento de vários rios.

Ignacio Arcaya, ministro de Relaçoes Interiores e Justiça, anunciou que o governo declarou estado de emergência em nove estados no norte do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;