Setecidades Titulo
São Caetano tem obras antienchentes
Fabiana Chiachiri
Com Diário do Grande ABC
01/02/2005 | 14:25
Compartilhar notícia


O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) iniciou obras emergenciais antienchente na margem do ribeirão dos Meninos, na avenida Guido Aliberti, em São Caetano. Havia anos que a Prefeitura da cidade pedia para o governo do Estado colaborar com as obras, e agora teve a resposta positiva, na mesma fase final de construção do piscinão na avenida Guido Aliberti.

Depois da chuva do último dia 11, que alagou a avenida e deixou a cidade isolada das entradas de São Paulo e Santo André, o secretário de Urbanismo, Obras e Habitação de São Caetano, Júlio Marcucci Sobrinho, entregou um dossiê ao superintendente do Daee, Ricardo Borsari. O documento entregue ao governo no dia 14 mostra os principais problemas da cidade em dias de chuva. As obras são nos locais onde os alagamentos são recorrentes na cidade, à margem do ribeirão dos Meninos.

Em resposta ao pedido de Sobrinho, uma equipe do Daee iniciou as obras emergenciais, complementares ao piscinão, na semana seguinte. O secretário pediu ao governo do Estado o alteamento das pontes nos cruzamentos das avenidas Guido Aliberti com Almirante Delamare e Presidente Wilson, além da limpeza do rio no trecho entre o piscinão e sua foz com o rio Tamanduateí. "Tenho certeza que com essas obras nosso problema com enchentes diminuirá expressivamente", diz Sobrinho.

A primeira providência que o Daee tomou foi desassorear o rio próximo à antiga Indústria Matarazzo. No local, existe um bloco de concreto que obstrui a passagem da água. "Estamos desobstruindo o córrego em alguns pontos. Esse trabalho deverá ser concluído em 10 dias", diz Borsari. Com relação ao alteamento das pontes, Borsari afirma que não há projetos no Daee. "No entanto, as condições estruturais dessas obras deverão ser analisadas tecnicamente, já que foram executadas há mais de 30 anos."

O superintendente do Daee afirma que o Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tamanduateí estabeleceu as diretrizes de combate às enchentes no Grande ABC, definindo e estabelecendo as ações em cada uma das sub-bacias. "Esse conjunto de intervenções também beneficia São Caetano. Os piscinões já existentes armazenam um volume de 3,5 milhões de m³ do total de 6,7 milhões de m³ necessários para toda a bacia", diz Borsari.

Piscinões – O piscinão de São Caetano, o único da cidade, está previsto para ser entregue em março. No cronograma original, a entrega do reservatório deveria ocorrer em janeiro. O projeto prevê uma canaleta que percorrerá 2,5 quilômetros ao lado do ribeirão até a foz do rio Tamanduateí. "É um piscinão in line que terá capacidade para 240 mil m³ de água", explica Sobrinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;