Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 22 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Internacional

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

ONU pede doações para manter força de paz africana em Darfur


Da AFP

18/07/2006 | 11:12


O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, pediu nesta terça-feira, em Bruxelas, que a comunidade internacional financie uma força de manutenção da paz da UA (União Africana) em Darfur, região do oeste do Sudão, que é cenário de uma guerra civil.

Países da UA enviaram tropas a Darfur em 2004, mas a missão de manutenção da paz transcorre com dificuldade em meio a uma guerra civil que assola a província sudanesa e que já deixou entre 180 mil e 300 mil mortos, além de 2,5 milhões de refugiados dos combates e da crise humanitária dos últimos três anos.

A UA aceitou, no início de julho, prolongar por três meses sua missão, integrada por 7 mil homens, até ser substituída por uma força da ONU em 2007. No entanto, as tropas africanas continuam tendo problemas de financiamento, além de enfrentar a resistência do governo do Sudão quanto à mobilização de Capacetes Azuis das Nações Unidas.

"Os doadores devem pressionar Cartum para aceitar uma mobilização da ONU e devem se comprometer com um generoso apoio para dar às forças da UA mais meios de proteger a população", afirmou, por sua vez, um dirigente da ONG Human Rights Watch, Peter Takirambudde, falando na mesma sessão.


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;