Setecidades Titulo Coluna Memória
Santo André. Bateria dá o tri ao Ocara. Cidade São Jorge
festeja o vice. Vila Alice não aceita o terceiro lugar.

Em 1992, pela primeira vez, a apuração de um Carnaval de rua é feita com público: três mil foliões nas arquibancadas do Ginásio Pedro Dell’Antonia

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/02/2022 | 05:16
Compartilhar notícia


Como vem fazendo desde o Carnaval de 1959, o Diário abriu grandes espaços aos desfiles de Santo André e região. No Pedro Dell’Antonia, a repórter Isabel Contadório acompanhou a apuração.

O Ocara venceu a Cidade São Jorge pelo critério de desempate no item bateria.

Com o tricampeonato, o Ocara levou definitivamente para sua quadra, na Vila Guiomar, dois troféus: o de campeã do Carnaval 92 e o troféu transitório, conquistado pelas escolas que ganham três anos seguidos.

GRUPO A
Ocara Clube – 197 pontos
Cidade São Jorge – 197
Vila Alice – 187
Leões do Vale – 181
Vila Palmares – 165
Beleza Pura – 151
Asa Branca – 138

GRUPO B (antigos blocos)
Seci, do Parque Novo Oratório - 192
Musa (Mocidade Unidade de Santo André) – 182

PLEITEANTES
Arranco da Folia – 81
Vila Guiomar

Comportamento diferenciado entre os três presidentes das escolas melhores colocadas.
1 - Celso Mota, do Ocara, destacou o tema escolhido pela sua escola, em homenagem aos orixás, sem que nenhum componente desfilasse vestido de santo. “Por uma questão de respeito”.
2 - José Carlos Lopes, da Cidade São Jorge, festejou o vice-campeonato com a torcida da sua escola e com componentes do Ocara. “A rivalidade das escolas deve ficar na avenida”.
3 - Paulo Roberto Lucchesi, da Vila Alice, vice-campeã pelo júri popular e terceira colocada no oficial, saiu do ginásio antes mesmo de receber o troféu pelo terceiro lugar.

SÃO PAULO
Rosas de Ouro conquistou o tricampeonato do Carnaval paulistano em 1992.


AMANHÃ EM MEMÓRIA
Camisa Vermelha e Branco vence pela primeira vez em São Bernardo

Crédito das fotos 1, 2 e 3 – Marcos Manocchi/Banco de Dados (1-3-1992 e 5-3-1992)

HÁ 30 ANOS. Carro alegórico do Ocara na Avenida Apiaí, comemoração no Pedro Dell’Antonia, com espaço especial para o rei momo, rainha, princesas e o cidadão carnavalesco

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Domingo, 27 de fevereiro de 1972 – Ano 14, edição 1778

SANTO ANDRÉ – Inaugurada a nova sede da APAE, na Rua Joana Hannes, em Vila Guiomar. “Hoje podemos dizer que está afastado o fantasma de perecimento da APAE. A nossa sobrevivência é absoluta e totalmente certa e o nosso futuro muito promissor”, declarou o presidente Marcos Michel Wasserstein,

EDITORIAL – APAE, obra de todos.

SÃO BERNARDO – Memória do prefeito Lauro Gomes reverenciada.

CULTURA & LAZER – Aos 75 anos, o velho Estremilique está longe do circo.

EM 27 DE FEVEREIRO DE...

1902 – Paris, 26 (Avenida Havas) – Os festejos oficiais e populares em comemoração ao centenário do escritor Victor Hugo, autor de “Os Miseráveis”, começaram ontem à noite com grande brilho.
Em São Paulo, um festival no Teatro Sant’Anna celebrou o centenário de Victor Hugo.

1922 – Do correspondente do Correio Paulistano em Paranapiacaba: O sr. Antonio Casaes, proprietário da Sapataria Serrana, está vendendo por preços baratíssimos um variado sortimento de neolin.
Avenidas Rangel Pestana e Celso Garcia, em São Paulo, ganham iluminação especial para o Carnaval; corso na Avenida São João; baile à fantasia no Teatro Sant’Anna e no Trianon.

1952 – O Acampamento dos Engenheiros, como tem feito nos anos anteriores, realizou na sede de campo, em Eldorado, Diadema, um baile pré-carnavalesco.

1972 – Fundada a Liga de Futebol de Diadema.

1987 - Prefeitos criam a Associação dos Municípios da Grande São Paulo.

HOJE
Dia do Agente Fiscal da Receita Federal
Dia do Livro Didático

SANTOS DO DIA
Besas
Leandro de Sevilha
Gabriel da Virgem Dolorosa

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Aniversariam em 27 de fevereiro: no Piauí, Aroazes; e em Santa Catarina, Xanxerê.

Falecimentos 

Santo André

Josefa Garzaro Geremias, 88. Natural de São João da Boa Vista (São Paulo). Residia na Vila Assunção, em Santo André. Dia 19, em Santo André. Memorial da Paz, em Pindamonhangaba (São Paulo).

Geovaldo Galdino Barbosa, 86. Natural de Salvador (Bahia). Residia na Vila Curuçá, em Santo André. Dia 23. Jardim da Colina.

São Bernardo

Pedro Neto Palma, 89. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo. Dia 18. Jardim da Colina.

Geni Cleide Costa, 81. Natural de Araraquara (São Paulo). Residia no bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Dia 23, em Santo André. Memorial Jardim Santo André.

São Caetano

Beatriz Prieto Alonso, 97. Natural de Nova Europa (São Paulo). Residia em Jundiaí (São Paulo). Dia 23. Cemitério das Lágrimas.

Regina Rigotti Darré, 95. Natural de São Paulo, Capital. Residia na Vila Pires, em Santo André. Dia 23, em Santo André. Cemitério São Caetano, em Vila Paula.

Diadema

Judite Alves de Oliveira, 93. Natural de Ruy Barbosa (Bahia). Residia na Vila Nogueira, em Diadema. Dia 21. Cemitério Municipal de Diadema.

Manoel dos Santos, 88. Natural de Pilão Arcado (Bahia). Residia no bairro Conceição, em Diadema. Dia 21. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Margarida Salete da Silva, 81. Natural de Bariri (São Paulo). Residia no Parque Novo Oratório, em Santo André. Dia 23, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Reonilde dos Santos Nascimento, 83. Natural de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro). Residia no Jardim São Francisco, em Ribeirão Pires. Dia 19. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;