Economia Titulo
Taxa anual do CPI da zona do euro atinge recorde de 5,1% em janeiro
Por
02/02/2022 | 07:22
Compartilhar notícia


A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro atingiu a máxima histórica de 5,1% em janeiro, acelerando levemente em relação à alta de 5% observada em dezembro, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

O resultado do mês passado frustrou analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam arrefecimento da taxa a 4,3%.

O CPI recorde amplia pressões para que o Banco Central Europeu (BCE) aperte sua política monetária. A meta de inflação do BCE, que revisará sua política nesta quinta-feira (03), é de 2%. O núcleo do CPI, que desconsidera os preços de energia e de alimentos, teve acréscimo anual de 2,3% em janeiro, significativamente maior do que o aumento de 1,9% projetado pelo mercado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;