Internacional Titulo
Nova York relaxa medidas contra imigrantes ilegais
Por Da AFP
17/09/2003 | 19:41
Compartilhar notícia


O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, determinou, nesta quarta-feira, aos funcionários da cidade, a obrigação de sigilo sobre a situação de um imigrante sem documentos que peça sua ajuda. A ordem executiva 41 devolve a confidência à relação entre policiais, bombeiros e serviços de saúde, e os imigrantes ilegais que solicitem seus serviços ou se sintam obrigados, por exemplo, a informar um crime.

A ordem relaxa as determinações da executiva número 34, adotada em maio deste ano como parte do endurecimento das leis de tratamento aos imigrantes, que começou logo após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Estas medidas provocaram protestos de grupos de direitos civis, que temiam não apenas a divulgação da situação legal de uma pessoa, mas também de suas preferências sexuais e outros dados particulares.

"A promessa de sigilo não é para todos, apenas para aqueles que respeitam a lei. Não oferece proteção a terroristas e criminosos violentos que tentarem evitar responder por seus crimes", afirmou Bloomberg.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;