Internacional Titulo
Al-Qaeda pretendia atacar instalações nucleares em 11/09
Por Da AFP
08/09/2002 | 12:37
Compartilhar notícia


Os atentados do dia 11 de setembro de 2001 tinham como alvo inicial instalações nucleares americanas, afirmou neste domingo o jornal Sunday Times, que cita interrogatórios de dois supostos membros da al-Qaeda feitos pelo FBI.

Na sexta-feira, a rede de televisão al-Jazeera afirmou que vai divulgar em breve "a primeira confissão direta" da al-Qaeda, na qual esta reconhece sua responsabilidade no planejamento e execução dos atentados do dia 11 de setembro nos Estados Unidos.

O apresentador do programa Top Secret, Yosri Foda, declarou, na primeira fase da transmissão na sexta-feira, que se encontrou em Karachi (Paquistão) com Jaled Sheikh Mohamed e Ramzi ben Al-Shaiba, supostos membros da al-Qaeda procurados pelo FBI por seu possível envolvimento nos atentados.

No Sunday Times, o jornalista relata em três páginas seu encontro de 48 horas com os dois homens e dá a entender que o conteúdo da conversa em junho, da qual só se tem registro sonoro, teve o vídeo guardado pelos dois indivíduos.

Jaled Sheikh Mohamed e Ramzi ben Al-Shaiba reconheceram estarem envolvidos na programação do atentado destinado a "fazer o maior número de mortos possível e a golpear os Estados Unidos em seu território.

Jaled Sheikh Mohamed se apresenta como "chefe do comitê militar da al-Qaeda" e classificou Ramzi ben Al-Shaiba de "coordenador da terça-feira santa", a terça-feira de 11 de setembro, ou seja, dos atentados nos Estados Unidos.

Afirmaram, segundo o jornalista, que dois anos e meio antes dos atentados contra Washington e Nova York, o "comitê militar" da al-Qaeda pensou em atacar as instalações nucelares, mas a idéia foi abandonada por medo de sair do controle.

Não descartaram, entretanto, a possibilidade de que possam ser alvos no futuro. Também afirmaram que o quarto avião, vôo 53 da United Airlines, que caiu na Pennsylvânia, tinha como alvo do Capitólio e não a Casa Branca.

Segundo eles, a decisão de atacar os Estados Unidos foi tomada no início de 1999. Jaled Sheikh Mohammed figura na lista dos 22 terroristas mais procurados pelas autoridades americanas. Uma recompensa de 25 milhões de dólares é oferecida a qualquer informação que leve a sua prisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;