Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 7 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Ana Veterinária quer Corujão da Saúde Animal em Sto.André

Claudinei Plaza/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Vereadora busca convencer governo a implementar programa que abate dívida de clínicas em troca de oferta de serviços no contraturno


Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC

04/08/2021 | 00:48


A vereadora Ana Veterinária (DEM), de Santo André, buscará neste segundo semestre intensificar o processo de convencimento do governo do prefeito Paulo Serra (PSDB) para envio de projeto de lei que permita que clínicas veterinárias que possuam débito junto à Prefeitura possam quitar integral ou parcialmente esses valores por meio de prestação de serviços.

A ideia da parlamentar, que atua na causa animal, é inspirada no Corujão da Saúde, programa instituído por João Doria (PSDB) em seu mandato como prefeito da Capital. Em São Paulo, grandes hospitais firmaram parcerias com a prefeitura para disponibilizar, no contraturno, o uso de equipamentos para redução da fila de espera por exames.

Em fevereiro, a Câmara aprovou indicação de Ana Veterinária solicitando o programa – como vereador é impedido constitucionalmente de sugerir projetos que onerem ou que promovam renúncia de receita por parte do poder público, as sugestões precisam ser feitas por meio de indicações e ofícios.

“Temos alguns hospitais veterinários na cidade e diversas clínicas em Santo André. Podemos transformar dívida em atendimento à população, porque muitos moradores não têm condição financeira de tratar da maneira correta seu animal de estimação. Enquanto o hospital veterinário público não fica pronto, é uma alternativa interessante”, comentou a democrata, em visita ao Diário.

O plano da vereadora inclui, ainda, empresas que estejam em dia com os impostos, mas que queiram colaborar com o município. “Eles doariam o tempo e o equipamento em horário ocioso para o atendimento. É uma forma de ajudar a cidade também.”

Outra proposta que Ana Veterinária buscará trabalhar junto ao governo Paulo Serra é incluir médico-veterinário no PSF (Programa Saúde da Família). Portaria número 2.488, de 21 de outubro de 2011, do Ministério da Saúde, já regulamentou essa possibilidade, deixando a cargo de Estados e municípios a adoção do profissional.

“Muitas doenças de humanos derivam do animal, por isso há o departamento de zoonoses. Doenças como giárdia, sarna, além de doenças de pele, intestinais, a raiva, a leishmaniose... Essas duas últimas sem cura. A portaria do ministério já abarca. Os municípios precisam tocar agora”, citou.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;