Memória Titulo Memória
1982. O bi de Brandão e Braido Aron Galante vence Mario Ladeia

Foi uma avalanche de candidatos às prefeituras do Grande ABC nas eleições em 1982. Exatos 81 candidatos nas sete cidades, sendo 36 em Santo André, São Bernardo e São Caetano

Por Ademir Medici
31/03/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


ELEIÇÃO 34 – 1

Persistia a sublegenda, e só por isso o petista Mauricio Soares não venceu em São Bernardo: foi o mais votado, mas perdeu para a soma dos votos do PMDB, onde a grande disputa foi entre Aron Galante e Mario Ladeia da Rocha.

Newton Brandão, em Santo André, e Walter Braido, em São Caetano, foram os mais votados em suas cidades, apesar das boas votações de Celso Daniel (em Santo André) e Antonio Russo e Horácio Raineri Neto (em São Caetano).

Se os prefeitos anteriores ganharam dois anos a mais no crepúsculo dos seus mandatos, os prefeitos eleitos na 34ª eleição municipal do Grande ABC sabiam que o mandato seria de seis anos, medida promovida pelo governo federal em junho de 1982, quando das novas reformas na legislação eleitoral promovidas ainda durante o regime militar.

Os primeiros passos do PT de Celso Daniel
Um cabo eleitoral veterano
Os primeiros passos do PT de Mauricio Soares
PMDB e PT derrapam em São Caetano


561 – Em Santo André, os cinco partidos lançaram candidatos, dois deles com três nomes – o máximo permitido pelas regras da sublegenda: PDS e PMDB. E deu PTB, com dois candidatos. PT e PDT lançaram um só candidato por legenda.
562 – Pelo PTB, Newton Brandão, com José Amazonas de vice, ganhou com 99.921 votos. Celso Daniel, com 80.773 votos, ficou em segundo, semeando terreno para as eleições de 1988.
563 – O PMDB lançou Oswaldo Gimenez (ele mesmo, o prefeito “impichado” no início dos anos 1960), Manoel Carvalheiro e Timóteo Moya Sanches; o companheiro de legenda de Brandão, pelo PTB, foi Antonio Lajarin; o PDS saiu com Orlando Viganó, Luiza Finco Nery e Aparecido Costa Moraes; e o PDT, com João Carlos Lernic.
564 – O Diário entrevistou Amábile Casotto Giosele, 85 anos, residente no bairro Silveira, o cabo eleitoral mais idoso de Santo André à época. Trabalhou pela candidatura de Newton Brandão.
565 – Em São Bernardo, 13 candidatos a prefeito. Mauricio Soares de Almeida, do PT, foi o mais votado, com 51.341 votos; seu companheiro de legenda, Carlos Beltran Battistini, obteve 11.553 votos; o PT perdeu para a soma dos votos obtidos pelos candidatos do PMDB: Aron Galante, o eleito, com 36.781; Mario Ladeia, com 35.005; e João Américo Martins, 6.452. Walter Demarchi, em dobradinha com Aron Galante, foi eleito vice-prefeito.
566 – Os demais candidatos em São Bernardo: pelo PDS, o ex-prefeito Geraldo Faria Rodrigues, Hélio Marçon e Otacilio Caldeira; pelo PDT, Antonio Passos e Orlando dos Santos; pelo PTB, Florivaldo de Almeida, Valter Moura e Rui Ferreira Iacoponi.
567 – Em Editorial, o Diário analisava o resultado da eleição em São Bernardo: “Eleição poupou Tito Costa”. Afinal, vencera o seu partido, o PMDB, mesmo com a derrota de Mário Ladeia, vice de Tito Costa e deputado estadual.
568 – Em São Caetano, também 13 candidatos a prefeito. Pelo PTB, Walter Braido, com Lavinho de Carvalho de vice, ganhou o pleito, com 31.046 votos. Outros dois petebistas candidatos: Silvio Torres, 2.914 votos; Filinto de Almeida Teixeira, 339.
569 – Demais candidatos em São Caetano: pelo PDS, Dante Massei, Lauro Garcia e João Antonio Saez Cervantes; PDT: Rubens Szezupak, Claudio Rodrigues Freire e Maria Umbelina Conceição Ribeiro; PT: Horacio Raineri Neto; PMDB: Oscar Leite, Antonio Russo e Armado Furlan.
570 – Em Editorial, o Diário indagava, sobre os resultados do pleito em São Caetano: “Há o fenômeno Braido ou a falta de renovação?”.

Diário há meio século

Quarta-feira, 31 de março de 1971 – ano 13, edição 1499

Manchete – Mais de 30 mil mortos na guerra do Paquistão
Editorial – Saudar a Revolução, com franqueza
É assim que queremos saudar o sétimo aniversário do movimento de março: um movimento sério e patriótico, que não pode fracassar e que, portanto, deve conhecer, combater e erradicar as falhas herdadas, mas também eliminar as possíveis falhas, existentes em seu próprio bojo

Em 31 de março de...

1976 – Prefeito Geraldo Faria Rodrigues inaugura a Avenida 31 de Março, interligando os bairros Pauliceia e Taboão, em São Bernardo.
 

Municípios Brasileiros

- Hoje é o aniversário de Fartura e Borá.
- Dentre as cidades brasileiras, aniversariam em 31 de março: Iracema, no Ceará; e Encantado, no Rio Grande do Sul.-

QUARTA-FEIRA SANTA
- Em muitas paróquias, especialmente no interior do País, realizava-se hoje a famosa ‘Procissão do Encontro’.
Fonte: Jovens Conectados (com o portal Canção Nova).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;