Memória Titulo Memória
São Caetano e a Frente Ampla

Em 28 de outubro de 1966, o conservador Carlos Lacerda, o centrista Juscelino Kubitschek de Oliveira e o esquerdista João Goulart passaram por cima de antigas divergências políticas e lançaram um movimento que bateu de frente com o regime militar instaurado entre março e abril de 1964. No Grande ABC em formação o destaque desta resistência foi Anacleto Campanella, ex-prefeito de São Caetano, ex-deputado estadual e que estava em campanha à Câmara Federal.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/02/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


“A Frente Ampla foi um movimento político que surgiu no Brasil em 1966. Exigia o retorno do Brasil aos caminhos da democracia e a realização de eleições presidenciais diretas, além de defender em seu estatuto a continuidade de um projeto para o desenvolvimento da economia brasileira.”
Cf. Rainer Gonçalves Sousa, mestre em História

***


A VOZ DE CAMPANELLA
Novembro de 1966. De posse de um enorme gravador italiano da marca ‘Geloso’, o jovem estudante Antonio de Andrade procura o recém-eleito deputado federal Anacleto Campanella para uma entrevista a ser publicada em Movimento, uma nova revista a ser lançada por iniciativa da Agência Delta de Publicidade, de São Caetano.

Campanella concedeu a entrevista. A revista não saiu e a fala permaneceu inédita por muitos anos. Hoje a gravação faz parte do acervo da Fundação Pró-Memória de São Caetano.

Os dados que se seguem são lembranças do próprio Antonio de Andrade, hoje professor universitário. Os registros nasceram de uma troca de mensagens entre Andrade, Raphael Rocha (editor de Política do Diário) e esta página Memória, a propósito da posse de Tite Campanella, filho de Anacleto, como prefeito de São Caetano.

Comunidade de Jovens Cristãos
O semanário Kultus e o mimeógrafo

Revista Movimento: projeto abortado

451 – A entrevista com o então deputado federal Anacleto Campanella tem uma trajetória interessante. Em meados de 1965, um grupo de adolescentes, moradores no bairro Fundação, começou a se encontrar num pequeno salão pertencente à Matriz Velha de São Caetano. Além das tradicionais brincadeiras, jogos e bailinhos passaram a discutir assuntos ligados à cultura e à política. Surgiu assim a CJC (Comunidade de Jovens Cristãos).
452 – Alguns participantes redigiam pequenos textos que eram afixados num mural improvisado. A seguir decidiram reunir o material e divulgar num tabloide rodado num antigo mimeógrafo que utilizava estêncil à base de álcool. Surgiu assim Kultus. O sucesso da publicação conduziu a um projeto de maior fôlego, uma revista de cultura e política destinada a circular no ABC.
453 – O primeiro passo foi constituir uma agência para captar anúncios no comércio, visando viabilizar financeiramente a proposta. Em 17 de setembro de 1966, o Jornal de São Caetano trazia a seguinte notícia: “Inaugurada a Agência Delta de Publicidade”, empresa de comunicação constituída por três sócios: Lupércio Sespedes, Antonio de Andrade e Laercio Galvão. No evento foi divulgado o lançamento da revista mensal <CF160>Movimento</CF>, previsto para o fim daquele ano.
454 – Três grandes matérias iriam ocupar as páginas da nova publicação: as instalações da futura TV Bandeirantes no bairro do Morumbi; a degradação das moradias na Avenida 9 de Julho em São Paulo e, matéria de capa, uma entrevista inédita com o deputado federal Anacleto Campanella. O tema pautado tratava do envolvimento do político filiado ao MDB, naquele momento o partido autorizado a fazer críticas ao regime militar.
455 – Campanella descreveu o estágio atingido na formação de um movimento oposicionista e suprapartidário denominado ‘Frente Ampla’. Três políticos de renome, todos alijados pelo golpe militar de 1964, lideravam o processo oposicionista: Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek e João Goulart. Posteriormente à entrevista, Campanella, em parceria com o então deputado estadual Joaquim Jácome Formiga, organizaria, em dezembro de 1967, um dos primeiros comícios da Frente Ampla e que reuniu na Avenida Goiás mais de 10 mil apoiadores.
456 – A sonhada revista Movimento não conseguiu amealhar os recursos necessários para viabilizar o projeto gráfico e, tal como a Agência Delta, encerrou atividades ainda em 1968.
457 – Um fato relevante: Fausto Polesi, diretor de Redação do Diário do Grande ABC, apoiou a proposta da nova publicação e franqueou – sem custos – a divulgação nas páginas de <CF160>News Seller</CF> da logomarca ‘Vem aí Movimento’.
458 – Quanto a Anacleto Campanella, ele foi eleito em 15 de novembro de 1966, com mais de 30 mil votos, ficando na lista dos dez mais votados no Estado de São Paulo à Câmara Federal. Depois de, em fevereiro de 1967, assumir em Brasília passou a ser destaque pelos pronunciamentos e iniciativas.
459 – Durante o ano de 1967, em conjunto com o deputado estadual Joaquim Formiga, Campanella tratou de organizar a Frente Ampla no ABC. Em dezembro de 1967, e início de 1968, são realizadas no ABC as primeiras concentrações e comícios que logo irão se espalhar por todo o País.
460 – Em 5 de abril de 1968 todas as atividades da Frente Ampla foram proibidas pelo regime militar. Assim mesmo, mas de forma dissimulada, o movimento oposicionista foi crescendo e ocupando amplo espaço na mídia. Tudo terminaria em 13 de dezembro de 1968, quando da decretação do Ato Institucional de número 5, o AI-5.
Em 17 de janeiro de 1969 o Diário Oficial da União publicou o ato que suspendeu os direitos políticos e a perda do mandato popular de Campanella e de dezenas de outros políticos.

CARNAVAL DE TODOS OS TEMPOS
- Em 1991, o maior desfile do Grande ABC foi marcado para Santo André, com um bloco carnavalesco, Acadêmicos de Vilas Unidas, mais as escolas de samba Pantera Negra, Tidinho de Utinga, Arranco da Folia, Beleza Pura, Vila Alice, Leões do Vale, Cidade São Jorge, Asa Branca, Palmares e Ocara. Os olhos se voltavam para a Avenida Apiaí.
- Em 1921, o Fulgor Clube promovia baile no salão do Mappin; o Grupo Fazendista agitava no Salão Cosmopolita, na Rua do Lavapés.

Diário há meio século

Quinta-feira, 11 de fevereiro de 1971 – ano 13, edição 1458

Religiosidade – A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida chegará dia 29 (de fevereiro de 1971) à região. Virá em trem especial. Será exposta em São Caetano para depois ser transportada para os demais municípios.
São Bernardo – Prefeitura reservou um orçamento de 6 milhões de cruzeiros para obras de iluminação nos bairros.

Hoje

- Dia do Zelador
- Dia Mundial do Enfermo

Santos do Dia

- Castrense
LOURDES. No dia 11 de fevereiro de 1858 a Virgem Maria apareceu pela primeira vez em Lourdes, França, na gruta Massabielle
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;