Memória Titulo
A Memória passa pela casa de Walter Gallo

Ribeirão Pires possui uma referência histórica importante: o pesquisador Walter Gallo, com acervo único voltado ao campo da radiodifusão

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Ribeirão Pires possui uma referência histórica importante: o pesquisador Walter Gallo, com acervo único voltado ao campo da radiodifusão e discos, mas não só. Ao lado de discos raríssimos, inclusive alguns centenários, gravados pela Casa Edison, do Rio de Janeiro, e de aparelhos de rádio, como os de galena e modelos Capelinha, Gallo preserva uma iconografia da sua Ribeirão Pires, verdadeiras pérolas, e objetos que vão de um antigo mata-borrão (as novas gerações não conhecem) até microfones utilizados em programas de auditório do passado.

Semana passada estivemos com Walter Gallo, numa comitiva formada por vários pesquisadores da memória. E pudemos rever as preciosidades que ele tem e divide com os interessados. O jornalista Assis Ângelo, por exemplo, autor de livros belíssimos sobre a MPB - um dedicado aos Demônios da Garoa, outro a Luiz Gonzaga, para citar apenas dois exemplos - é amigo de Walter Gallo de frequentar sua casa e seu acervo, e cita-lo em suas obras.

Muito bem faria o poder público de Ribeirão Pires se olhasse com mais carinho para a obra de Walter Gallo. É um ecomuseu em plena Vila Zampol, às margens da Represa Billings, que o prefeito, vice-prefeito, vereadores e autoridades educacionais e da Cultura deveriam visitar mais.

Entre as preciosidades, Walter Gallo nos oferece hoje essa ilustração com dois antigos músicos de Ribeirão Pires: Euclides Menato, o Negrinho, e Romeu Tolesano. O trabalho foi presenteado a Gallo pelo Fanta Fortes, outro ícone da memória de Ribeirão Pires.

Gente de Ribeirão, prestigiem mais o Walter Gallo, como o faz semanalmente Américo Del Corto e Ademar Bertoldo no programa Reminiscências da Pérola da Serra. A memória de Ribeirão Pires só teria a ganhar, e muito.

DIÁRIO

HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 15 de julho de 1980

Adeus (Coluna ‘S', de Chiquinho Palmério) - Esta noite, na igreja de Santa Joana D'Arc, em Vila Vitória, padre Franco Masiero e monsenhor Luís Ravasio oficiam missa de sétimo dia pela alma do músico e poeta Vinicius de Morais. Poesias de Vinicius serão declamadas, ao solo do violão de Aurélio Muller.

Sindicalismo - Feirantes do Grande ABC empossam nova diretoria: na presidência, João Pereira Góes.

Super 8 - Inaugurada em São Bernardo a sede da ABCine - Associação de Cinema Super 8 do ABC.

Futebol - Domingo, no Baetão, pela Segunda Divisão de Acesso: Aliança local 2, Saad, de São Caetano 2.

Polícia - Discussões, facadas e morte em bar de Utinga.

EM 15 DE JULHO DE...

195 - A Estação Alto da Serra passa a denominar-se Paranapiacaba, de acordo com deliberação do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem e Conselho Nacional de Geografia. Fonte: Octaviano Gaiarsa, A cidade que dormiu três séculos, 1968, p. 158.

1970 - Prefeito Aldino Pinotti, de São Bernardo, instala seu gabinete na Vila Baeta Neves.

Trabalhadores

Nascem em 15 de julho:

1901 - José Tomazela. Natural de Tietê (SP). Sócio nº 68 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residência: Rua Iugoslávia.

1910 - João Luiz de Godoy. Nascido em Socorro (SP). Industriário da Rhodia. Residência: Rua Rio Grande do Norte, 277.

Fonte: 1º livro geral de registros de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia Internacional do Homem. Dia Nacional dos Clubes.

SANTOS DO DIA

Boaventura de Albano (Doutor da Igreja, falecido na França em 127), Justa e Rosália.

Na estampa, Santo Henrique. Modelo de governante católico. Empenhou-se na propaganda da fé. Cunhado de Santo Estevão e marido de Santa Cunegundes. Faleceu na Alemanha entre 102 e 1033. O Dia de Santo Henrique é celebrado em 13 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;