Internacional Titulo
Empresa já presidida por vice dos EUA perde contrato no Iraque
Por Do Diário OnLine
Com AFP
31/12/2003 | 15:26
Compartilhar notícia


A empresa texana Halliburton, que foi presidida até 2000 pelo atual vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, perdeu o contrato que tinha com o Pentágono para o fornecimento de combustível às forças americanas no Iraque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou nota nesta quarta-feira comunicando a decisão pelo rompimento do acordo.

A contratação da Halliburton pela administração do presidente George W. Bush aconteceu sem licitação e causou uma grande polêmica no país. A oposição acusava os republicanos de usarem a influência no governo para favorecer aliados.

Além disso, a Halliburton é acusada de superfaturar o preço dos combustíveis enviados ao Iraque.

Fornecimento- A Defense Energy Support Center (Desc), agência do Departamento de Defesa, ficará encarregada, junto ao ministério do Petróleo do Iraque, de organizar a concorrência para o fornecimento de combustível no Iraque.

"A Desc se esforçará para organizar, o mais cedo possível, a concorrência pública para o fornecimento de combustível e gás natural à população iraquiana”, disse o diretor da agência, Richard J. Connelly.

Responsáveis do Pentágono destacaram que esta decisão, discutida há vários meses, não tem qualquer ligação com as acusações de superfaturamento contra a empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;