Esportes Titulo
Projeto Viva Vôlei vai trabalhar com mais de mil crianças
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
18/08/2005 | 08:29
Compartilhar notícia


O Jardim Detroit ganhou quarta-feira o primeiro núcleo do Viva Vôlei de São Bernardo, projeto da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) com o objetivo de educar e sociabilizar crianças de 7 a 14 anos através do esporte. Apesar da inauguração do primeiro núcleo ter sido quarta-feira, as aulas e as inscrições começarão no dia 15 de setembro. Além do Jardim Detroit serão implantadas mais duas sedes do projeto no próximo mês: no Jardim das Orquídeas e no Núcleo Santa Cruz. A meta é atender a 1,2 mil crianças nos três espaços.

Embora a iniciativa seja da CBV, entidade máxima da modalidade no país, o objetivo do Viva Vôlei em São Bernardo não é descobrir novos talentos, mas prevenir a criminalidade. Tanto que 15 guardas municipais formados em Educação Física atuarão como professores no projeto. "A prática de esportes é uma forma de afastar as crianças do crime e mantê-las ocupadas", explicou o comandante Antonio Branco. Além da Guarda Municipal, a multinacional Scania também apóia o Viva Vôlei.

Os demais núcleos serão instalados em praças como a inaugurada no Jardim Detroit, na rua das Sequóias. Segundo o secretário de Esportes, José Fiorizi Piovezana, a idéia é utilizar os espaços que hoje estão ociosos para levar mais atividade para a população carente. "O local não precisa ser fechado, como em ginásios poliesportivos, para se praticar esporte", explicou Fiorizi.

Entretanto, o fato de a praça ser um espaço aberto pode acarretar algumas dores de cabeça, como após a inauguração do Viva Vôlei. Alguns adolescentes entraram e tomaram conta de uma das redes. As crianças do projeto, que estavam praticando a atividade, sentaram à beira da quadra. O comandante Antonio Branco explicou que o fato aconteceu excepcionalmente no dia da inauguração, por causa do grande número de pessoas que estavam no local. "Vamos dialogar para que crianças e adolescentes que não estão inscritos no projeto não entrem nas quadras no horário de aula", declarou.

Experiência – Vinte crianças da Escola Estadual Jean Piaget, inscritas no Viva Vôlei, aproveitaram a festa para trocar experiências com os jogadores do Banespa/ Mastercard/ São Bernardo, que participaram da aula inaugural. A estudante Ilana Araújo, de 14 anos, era uma das mais animadas. Depois de conhecer os jogadores do Banespa, a adolescente prometeu comparecer em todas as partidas do clube no ginásio Poliesportivo. "É sempre bom ter um espelho. Vou ver como eles jogam e tentarei aplicar nas minhas aulas", disse, empolgada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;