Turismo Titulo
Brusque une jipeiros e natureza
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
12/05/2004 | 18:54
Compartilhar notícia


Atenção jipeiros: preparem seus motores que, na próxima quinta-feira, a cidade de Brusque, em Santa Catarina, dará a largada para a 11ªedição da Fenajeep, a Festa Nacional do Jipe, um dos maiores eventos de off-road do país, que ocorrerá entre os dias 20 e 23 deste mês.

Além de ganhar um dia a mais na programação em relação às edições anteriores, a festa deste ano trará como novidades uma pista de test-drive para o público testar seus veículos 4x4, o Indoor Noturno de Gaiolas e um jipe de areia, em tamanho natural. Isso sem falar nas competições tradicionais, já velhas conhecidas dos jipeiros, como o Raid Fenajeep, o Jeep Indoor, o Arrancadão na Lama, a Queima de Pneus e o Salão do Automóvel – feira de negócios de veículos, peças e acessórios que promete reunir 60 expositores no pavilhão Profª Maria Celina Vidotto Imhof.

Segundo Vilmar Walendowsky, diretor da Fenajeep Eventos, cerca de 40 mil pessoas deverão participar da festa neste ano – mais de 50% da população de Brusque, atualmente em torno de 76 mil habitantes –, o que poderá movimentar cerca de R$ 6 milhões com turismo na região do Vale do Itajaí, entre hospedagem, alimentação, compras e gastos com estacionamento.

Fora do circuito e dos roncos dos motores, a cidade – considerada o maior pólo de confecções de malhas e tecidos do Sul do país – também oferece ótimas atrações turísticas durante todo o ano. A começar pela sua proximidade com a famosa caverna de Botuverá, perfeito deleite aos amantes da espeleologia. Com degraus e corrimãos iluminados artificialmente, a gruta é repleta de formações que lembram cenas religiosas, figuras humanas, instrumentos musicais e outras “esculturas” formadas pela mistura da água com o calcário há mais de 65 milhões de anos.

Quem prefere a liberdade dos esportes aéreos a explorar o interior de cavernas subterrâneas também encontra à disposição uma rampa para vôo livre no topo do chamado Morro Pelado, muito utilizada para o salto duplo de parapente.

Para os adeptos de atividades mais amenas, por sua vez, a cidade oferece um parque zoobotânico com cerca de 650 animais, teleférico, minifazenda e aquário. Uma boa alternativa para aqueles que não pretendem se aventurar em cavernas, trilhas de off-road ou saltos de parapente a centenas de metros do chão.

O município de Brusque fica a 636 km de São Paulo e a 105 km da capital Florianópolis. Mais informações sobre a 11ª Festa Nacional do Jipe e os atrativos turísticos da cidade podem ser obtidas no site www.brusque.sc.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;