Nacional Titulo
Rainha reafirma: ‘Sou do MST’
Por
26/02/2006 | 08:22
Compartilhar notícia


O líder José Rainha Júnior, de 48 anos, disse no sábado que, apesar de ter sido afastado de cargos de direção, não pretende deixar o Movimento dos Sem-Terra (MST), que ajudou a fundar. ‘‘Sou do MST e vou continuar sendo.’’ 

Ele disse que a informação de que está proibido de falar pelo MST, atribuída a Delwek Matheus, coordenador nacional do movimento, não é nenhuma novidade. ‘‘Já faz tempo que não falo em nome do MST, mas tenho uma história dentro do movimento’’.

Rainha ficou aborrecido com a ‘‘desautorização’’ pública de sua liderança pelo dirigente. ‘‘É uma questão interna’’, disse. ‘‘Todo dirigente que preza os princípios éticos e as normas da organização não discute essas questões fora dela.’’ Segundo as declarações de Matheus, o líder teria adotado posturas contrárias às orientações do movimento, com sua participação na criação da Federação dos Municípios com Assentamentos do Pontal do Paranapanema. ‘‘Sou um assentado e estimular o associativismo é um dos princípios do MST’’, disse.

Outra  razão do desagrado seria o abraço que deu no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no ano passado, durante visita a um acampamento, quando o movimento desencadeava uma seqüência de invasões no País. Para Rainha, isso seria uma incoerência, pois líderes nacionais, entre eles o próprio Delweck, estiveram no palanque montado para Lula em recente visita a Andradina.

Principal articulador da luta pela terra no Pontal do Paranapanema, extremo oeste de São Paulo, Rainha rachou o movimento na região depois de ser afastado da direção da Cocamp, a cooperativa dos assentados. Ele foi acusado de desvio de verbas, mas a acusação não foi comprovada em investigação do Ministério Público Federal. Rainha passou a liderar seu próprio grupo nas ocupações de fazendas. O mais novo episódio do racha foi a ocupação da Fazenda Santa Luzia, em Mirante do Paranapanema, antecipando-se ao grupo subordinado à coordenação regional. A compra da área estava sendo negociada pelo Incra.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;